O Silício é um mineral que está presente no nosso organismo em pequenas quantidades (0,001%), também chamado de oligoelemento.
Também conhecido como sílica e está presente na natureza sob a forma de quartzo mineral.
É um mineral muito comum em todo o universo e dá força e flexibilidade para muitas plantas.
Benefícios, características ou propriedades do silício:
Uma das mais notáveis propriedades do oligoelemento Silício é que ele ajuda ou promove a síntese de colágeno, que é essencial na formação do tecido conjuntivo.
Isto faz com que seus benefícios sejam variados e afetem diferentes partes do nosso corpo:
* Fortalece os dentes, unhas e cabelos.
* Recupera a elasticidade da pele.
* Pode ser aplicado externamente em queimaduras, úlceras e feridas de difícil cicatrização (em creme que ajuda a aliviar dor e a inflação).
* Ajuda em muitas doenças cardiovasculares, uma vez que mantém elástica a parede das artérias. Hipertensão arterial e arteriosclerose são alguns casos em que o silício pode ajudar.
* Acalma quem possui muito ácido gástrico, bem como alivia úlceras.
* Indispensável para processo de remineralização. Osteoporose, fraturas ósseas, artrite, reumatismo e a maioria das doenças que afetam os ossos, tendões, cartilagens e articulações onde ocorrem dor ou inflamação pode se beneficiar das propriedades do silício.
* O silício é um dos primeiros oligoelementos a se perder (e muito), quando temos doenças ou fases de desmineralização.
As fontes naturais de silício:
Grãos inteiros são uma das mais ricas fontes naturais de silício. Legumes e hortaliças, tais como a beterraba, batata e alfafa também são boas fontes. Entre as plantas medicinais são ricos em silício orgânico.
Sabia que ...
Idade, a diminuição do estrógeno (principalmente na menopausa), a remoção dos ovários, tireóide ou adrenal pode acelerar a perda do oligoelemento silício no organismo.
Texto copiado e traduzido do site: http://www.enbuenasmanos.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário