Um pouco sobre mim...

Minha foto

Sou alguém que se encanta pela vida no dia a dia, descobrindo sempre novas formas de agir, se melhorando e tentando melhorar o seu redor. Acreditando que a Luz está dentro de cada um e que ela deve iluminar sempre a caminhada. Tenho como intenção: fazer amigos, aperfeiçoar a vida, dedicar-me às boas obras, promover a verdade e reconhecer nos semelhantes meus irmãos de caminhada. Descobrindo sempre mais e mais de vários mundos: Mundos terapêuticos, ideais, sustentáveis, mágicos, de Paz...

21 de out de 2014

Menopausa

18.08.2011

Menopausa

Texto: Mirhyam Conde Canto
O climatério é o período na vida da mulher que abrange a faixa entre os 35 e 65 anos, quando ocorre a transição do período reprodutivo para o não reprodutivo, quando depois a mulher para de menstruar. 
As mulheres não apresentam sintomas durante todo este período, mas começam ocorrer alterações e mudanças hormonais desde os 35 anos, que terminam com o início da menopausa - a efetiva ausência de menstruação.
Nessa fase, ou seja, na pré-menopausa, é comum a ocorrência de alguns sintomas de várias formas e diversos graus de desconforto, variando também de mulher para mulher. Em alguns casos essa condição afeta a vida de forma significativa.
Dentre os sintomas o mais frequente é o fogacho - sensação de ondas de calor pelo corpo. 
Estima-se que 40 a 76% das mulheres experimentam esse sintoma durante a menopausa. 
Deste grupo, 80% vai sofrer este transtorno por mais de um ano, entre 25 e 50% sofrem por até cinco anos e quase 25% terão este sintoma irritante acompanhando-as pelo resto de suas vidas.
Existem alternativas terapêuticas eficazes e sem contraindicações ou efeitos colaterais para amenizar esse desconforto. 
Graças às observações e estudos de Jacques Menetrier, um médico francês do início do século XX, podemos determinar, de acordo com os sintomas do paciente, qual é o oligoelemento que não está funcionando adequadamente, a nível intracelular.
Nos estudos da Oligoterapia os sinais associados à pré-menopausa que podem acontecer, e se alternarem, têm as seguintes características:
- Fogachos;
- Instabilidade emocional (alternando euforia e depressão), com uma tendência acentuada à ansiedade;
- Distúrbios do sono;
- Distúrbios vasculares (aumento da incidência de varizes e insuficiência venosa em geral).
Todas essas características são consideradas "síndromes" consistentes em uma menopausa sintomática - a que apresenta sintomas.
Além disso, existe uma quinta síndrome de que é chamada "incompatibilidade" ou "síndrome neuroendócrina", que se refere às situações de desequilíbrio hormonal. É claro que na menopausa há um desequilíbrio hormonal fisiológico, onde o organismo deve se adaptar.
Portanto, podemos ajudar o corpo a aceitar as mudanças hormonais. 
Uma das alternativas é utilizar a associação dos oligoelementos zinco-cobre    (Zn-Cu). 
É um tratamento geral das manifestações da menopausa e do desequilíbrio interno que é gerado neste período. 
Também pode ser prescrita nesse tratamento a composição manganês-cobalto (Mn-Co). 
Como o cliente é tratado na Oligoterapia de forma individualizada, na maioria das vezes, outros minerais podem ser combinados para um tratamento mais específico.
Existem também alguns sinais ou sintomas específicos que também podem ser tratados com a adição de outros oligoelementos, como exemplificados abaixo:
- Alterações na pele e mucosas (prurido (coceira), secura vaginal, etc): O enxofre (S) promove a estabilização dos tecidos, melhorando assim a "qualidade" e, portanto, é útil em todas estas situações.
- Obesidade: Ocorre geralmente após a menopausa, com ganho de peso em conjunto com uma mudança na distribuição da gordura. Esse distúrbio pode ser sanado através da regulação do metabolismo dos carboidratos e aumentando a eficácia das dietas, para isso adicionamos o complexo Zinco-Níquel-Cobalto (Zn-Ni-Co);
- Aumento na retenção de líquido: É importante saber que o organismo necessita de potássio (K) para mobilizar os depósitos de líquido e favorecer sua eliminação.
- Nervosismo acentuado, com ou sem insônia: A indicação é o lítio (Li), que controlará esse sintoma.

Mirhyam Conde Canto é terapeuta holística. 
Blog: www.espacodluzepaz.blogspot.com

texto publicado em http://anamariabraga.globo.com/canais/Zen/menopausa-8.html


Qualquer outra dúvida me escreva pelo e-mail: mirhyamcanto@uol.com.br ,
ou saiba mais pela página do Espaço d'Luz e Paz no Facebook 
ou pela minha página profissional no Facebook - Dra Mirhyam Conde Canto 
ou pela página sobre Oligoterapia via derme do Facebook
 ou ligue para (11) 2296-9255 ou (11) 98489-3858 (Vivo e Whatsapp)


Luz e Paz na sua caminhada,

Mirhyam

Nenhum comentário: