24 de jul. de 2009

Como manter a forma com o passar do tempo

Você engordou alguns quilos com o passar dos anos e descobriu que é quase impossível eliminá-los?

Acredite, a maior parte da culpa, cabe ao seu metabolismo que vai ficando mais lento com o passar do tempo, assim precisamos de MENOS alimento para faze-lo funcionar.


Se comermos a quantidade do que comíamos há dez anos, certamente acumularemos gordura, porque agora não necessitamos de tanta energia!!

Outro fator que auxilia nossas “mudanças”, é a perda da massa muscular (aos 70 anos teremos 1/3 da massa muscular que possuímos aos 20 anos), e a medida em que perdemos músculo, ganhamos gordura (que faz com que o metabolismo também diminua de ritmo, pois o músculo queima calorias muito mais rapidamente do que a gordura).

Mais uma mudança: com o passar do tempo, diminuímos em altura!!
Isso se deve a um desgaste geral da coluna vertebral em conjunto com a perda gradual da massa óssea.
Isto tudo é fisiológico e natural, mas, para retardarmos ao máximo esse processo, devemos mudar hábitos cotidianos.

Vamos lá...
Motive-se – Você está tendo AGORA oportunidade de preservar sua saúde e sua forma.

Pare de se culpar por coisas que você fez ou deixou de fazer, como já disse, essas mudanças são fisiológicas, como foi fisiológica a sua mudança na adolescência !! (Lembra-se??)
Mas lembre-se sempre, tudo é uma questão de escolha...
Ninguém lhe obriga a comer o que não quer...
Preste bastante atenção...
Enxergue-se ... por completo...
Assuma a responsabilidade por tudo o que você faz com você mesmo (tanto das coisas boas, como das ruins...)
Melhore a sua Qualidade de Vida!
Se dê o direito de ter Prazer e não o dever de ter só Obrigações!
Respeite a si mesmo.
Você é a pessoa mais importante do Universo.
Só você vive COM você, e como está sendo essa convivência?
Não exija demais – Se esticar demais , a corda pode arrebentar...
Decida-se por um peso que faça você se sentir bem, lhe dê boa aparência, que seu metabolismo funcione bem e que possa ser mantido (o peso escolhido) sem muito sacrifício!!

A importância dos exercícios...

Além da introdução de alimentos corretos no seu dia a dia e o abandono de alimentos prejudiciais, o hábito regular da prática de exercícios físicos, também é de fundamental importância para melhorar o seu metabolismo, o seu estado de humor e a sua energia.
O exercício é a melhor estratégia individual para uma vida longa e saudável, pois pode melhorar sua saúde, sua aparência física, sua sensação de bem-estar e até sua expectativa de vida.
Há indícios de que os exercícios protegem contra doenças como osteoporose, câncer do cólon, diabetes e muitas outras, e também previne a morte causada por problemas cardiovasculares.
O exercício também aumenta a força, eleva o ritmo do metabolismo, substitui o tecido gorduroso pela massa muscular, e queima calorias.
A não ser por contusões, não há nada que o contra-indique.
Descubra alguma modalidade (ou várias) que você não deteste, que até aprecie, e que consiga executar semana após semana.
Embora por si só, o exercício não seja muito eficaz para fazer você perder peso, ele pode representar a diferença entre o sucesso e o fracasso, quando acompanhado de um plano alimentar sensato.
O exercício queima calorias, aumenta a proporção do músculo em relação à gordura corporal, o que, por sua vez, acelera o metabolismo, fazendo com que o corpo queime mais calorias, mesmo quando em repouso.

Vantagens de adotar esse hábito...para sempre!!:

- Cada pouquinho ajuda...
Caminhar 2 ou 3 quadras, subir um lance de escadas...ajuda a diminuir a pressão arterial, restituindo-a a seus níveis normais.

- Mais magro pesando a mesma coisa...
Pois é, as roupas estão folgadas, mas a balança registra o mesmo peso!!!
Isto acontece porque o exercício lhe ajuda a diminuir medidas (um quilo de músculo é mais compacto que um quilo de gordura)

- Resultados duradouros, você conseguirá manter-se magro quando se exercita regularmente.

- Aumento da resistência às doenças (gripes, etc)

- Colesterol mais baixo com exercício, diminui o nível do colesterol HDL

- BOM HUMOR – menos depressão e mais ação!!

- Oxigênio para o cérebro...
Melhora da memória e até da rapidez mental

- Melhor eficácia da insulina:
As pessoas que se exercitam contraem cerca de 40% menos a diabetes que surge na idade adulta, do que as que não se exercitam!

- Vida mais longa.-
Pesquisas demonstram que os homens que gastam 2000 calorias por semana em atividades físicas acrescentam 2,5 anos à sua expectativa de vida.

- BONS HÁBITOS intestinais...
O exercício tende a fazer os detritos passarem mais rapidamente pelo intestino, favorecendo a evacuação e, provavelmente reduzem a chance de câncer do cólon.

- Benefícios para os ossos:
Os exercícios aumentam a massa muscular, fortalecendo os ossos em que estão inseridos, desse modo afastando a osteoporose.

 Texto publicado do site de Ana Maria Braga em 25 de novembro de 2010  - mirhyamcanto@uol.com.br / (11) 2296-9255 ou (11) 98489-3858.

Nenhum comentário: