24 de jul. de 2009

AS cores e a vida

As cores fazem parte integrante da Natureza e portanto do nosso dia a dia.
Cada cor possui um comprimento de onda específico que nos atinge e que atua em nós de várias maneiras, como são ondas de energia, penetram pela nossa aura (campo energético) e produzem efeitos variados no corpo físico, emocional e mental.
O Sol, astro-rei que nos ilumina, traz vida ao planeta e a todos os seres vivos, temos pela refração da luz solar o Arco-íris, com suas 7 cores transformando o branco puro em 7 tonalidades variadas: Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde, Azul, Índigo e Violeta.
Desse espectro de Cores temos as cores:
Estimulantes: Vermelho, Laranja e Amarelo,
Equilibrante: Verde
Calmantes: Azul, Índigo e Violeta
Existem cores que preferimos e outras das quais não gostamos, isto tem relação com o nosso estado de espírito momentâneo ou mesmo a nossa personalidade.
Podemos então influenciar-nos, ou influenciar o ambiente, através do uso de cores em nossas roupas, da escolha de determinada cor em nosso ambiente de trabalho, podemos também utilizar esse recurso poderoso doado por Deus para cuidarmos de nossa saúde, seja ela física ou emocional.

A seguir as aplicações das cores, suas características e o porquê da preferência por cada uma:
Vermelho: É superestimulante, produz desejo, energia, impulso sexual. Dá iniciativa, força de vontade. É sensual e estimula a ação. Estimula o espírito, dá mais energia, concentração e extroversão.
A pessoa que gosta dessa cor tem grande magnetismo pessoal. É dinâmico e empreendedor, mas dono de um temperamento instável. Líder nato.

Laranja: É estimulante, considerada a cor da Alegria, da tolerância, do equilíbrio.
Traz o otimismo mental, dá sensação de bem-estar, fortalece a energia sutil, traz equilíbrio.
A pessoa que gosta dessa cor é alegre, de bem com a vida, possui equilíbrio e sabe manter-se mesmo nas adversidades.

Amarelo: É a cor do desprendimento, produz relaxamento, brilho, desinibição. Promove a liberação de forças negativas e limpa os acúmulos da mente: ansiedade, tensão, complexos, etc.
É revitalizante mental, combate a melancolia e a depressão, estimula o intelecto, traz a concentração.
A pessoa que gosta dessa cor gosta de mudanças constantes (como o Sol que está sempre em movimento), é dessa maneira que dá vazão à sua capacidade de transformação e de adaptação

Verde: É a cor ligada à força de vontade e determinação, da autoconfiança, amor-próprio e autoconfiança. Acalma a cólera, a insônia e a tensão nervosa, equilibra as desordens emocionais e psiquicas, elimina medos e manias.
A pessoa que gosta dessa cor tem opinião própria e não se deixa levar por modismos. Por isso é conservador. Tem grande capacidade de superar situações difíceis.

Azul: É uma cor calmante, cor da serenidade, do afeto, da paz. Estimula a compaixão, a segurança. É unificadora, leva à concentração. Combate o egoísmo, favorece a intuição.
A pessoa que gosta dessa cor sabe o que quer, como quer e de que maneira obter o que deseja. Tem confiança em si e nos outros, é constante e sereno.

Violeta: Mescla de vermelho e azul, unifica as propriedades dos dois. Promove a integração entre as partes e o todo. Equilibra corpo e mente.
A pessoa que gosta dessa cor tem uma sensibilidade aguçada. Sua busca é no sentido espiritual da vida.

Marrom:or da família, das raízes. Promove a convivência, a tolerância, a paz nos relacionamentos. Leva a aceitação das normas sociais. Oferece vitalidade, mas de forma moderada, lentamente. Regula estados alterados físicos e psicológicos.
A pessoa que gosta dessa cor é apegado à família e aos amigos. Não gosta de mudanças bruscas. É disciplinado, organizado e metódico.

Cinza: É a cor da neutralidade, passando a sensação de estabilidade. Favorece o autoconhecimento, ajuda a manter a mente em equilíbrio.
A pessoa que gosta dessa cor procura equilíbrio e paz. Pode estar vivendo algum conflito e busca soluciona-lo. Procura isolar-se para fazer uma auto-análise e compreender as coisas.

Preto: É a ausência de cor. Favorece a introspecção, a meditação e o autoconhecimento. Prefere também o isolamento.
A pessoa que gosta dessa cor tem seus próprios valores. É introspectivo, calado, melancólico.

Com essas informações, conecte-se com a vida, com a Natureza, use as cores a seu favor e seja muito feliz!!!

Nenhum comentário: