22 de fev. de 2024

Doença de Alzheimer e a Acupuntura


A Acupuntura é uma técnica bastante antiga da Medicina Tradicional Chinesa, que gera bastante interesse como tratamento complementar na DA.

Estudos apresentados na Conferência Mundial de Alzheimer nos anos 2000, mostraram que esse procedimento diminuiu significativamente a depressão e a ansiedade em pacientes portadores da doença (FILIPPINI, 2017).

🌟 Estímulo Cognitivo:
A Acupuntura pode ajudar a melhorar a função cognitiva, como a memória, a concentração e a clareza mental. Estimulando certos pontos de energia, ela promove o fluxo sanguíneo para o cérebro, auxiliando no funcionamento das áreas afetadas pela doença.

🧘‍♂️ Redução do Estresse e Ansiedade: Pessoas com Alzheimer muitas vezes experimentam altos níveis de estresse e ansiedade. A Acupuntura pode ajudar a acalmar a mente e o corpo, reduzindo os sintomas de ansiedade e promovendo uma sensação geral de relaxamento.

💤 Melhora do Sono: Distúrbios do sono são comuns em pacientes com Alzheimer. A Acupuntura pode ajudar a regular o ciclo do sono, facilitando o adormecer, melhorando a qualidade do sono e reduzindo a insônia.

👴🏽 Apoio Emocional: A Doença de Alzheimer pode causar mudanças de humor e emoções instáveis. A Acupuntura pode ajudar a equilibrar as emoções, proporcionando apoio emocional e uma sensação de bem-estar geral.

🤝 Complemento ao Tratamento Convencional: A Acupuntura não substitui o tratamento médico convencional, mas pode ser usada como complemento para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos pacientes com Alzheimer. Ela oferece uma abordagem holística que visa não apenas tratar os sintomas, mas também fortalecer o corpo e a mente como um todo.

🔍 Conclusão: A Acupuntura pode ser uma opção terapêutica eficaz para pessoas com Doença de Alzheimer, oferecendo uma variedade de benefícios que contribuem para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar emocional e cognitivo.

Existe também a possibilidade de realizar a Acupuntura Trigramática que não usa agulhas e onde a consulta pode ser online.

Entre em contato pelo link abaixo e vamos conversar. Posso te ajudar! 


 

Nenhum comentário: