22 de fev. de 2024

Diagnosticando o Lúpus

 



Você pode ir ao médico clínico geral para um diagnóstico de lúpus, mas ele pode encaminhá-lo a um reumatologista que pode solicitar exames confirmatórios e ajudar a controlar os sintomas com medicamentos específicos.

Antes da consulta, anote informações sobre quando os sintomas começaram e com que frequência eles aparecem.
Anote também quaisquer medicamentos e suplementos que você toma que podem agir como possíveis gatilhos.

Se um dos pais ou irmão já teve lúpus ou outro distúrbio autoimune, você também deve trazer essa informação.
A história do paciente e da família é muito importante para o diagnóstico do lúpus.

Prepare-se para um teste de anticorpo antinuclear (ANA). O ANA é um anticorpo que ataca as proteínas do corpo, e esses ANA estão presentes na maioria das pessoas com uma forma ativa de lúpus.
Isto é frequentemente usado como um teste de triagem inicial; entretanto, nem todas as pessoas com teste ANA positivo têm lúpus. Mais testes são necessários para confirmar a presença de lúpus.
Por exemplo, um teste ANA positivo também pode indicar esclerodermia, síndrome de Sjogren e outras doenças autoimunes.
Faça um hemograma completo. Este exame de sangue mede a quantidade de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plaquetas e hemoglobina no sangue. Certas anormalidades podem ser outro possível sinal de lúpus. Por exemplo, este teste pode revelar anemia, que é um sintoma comum do lúpus.
Observe que este teste não diagnostica o lúpus por si só. Muitas outras condições também podem causar anormalidades semelhantes.
Espere exames de sangue para detectar inflamação. O seu médico pode fazer vários testes que confirmam uma condição inflamatória, embora não provem definitivamente que você tem lúpus. Um desses testes mede a taxa de hemossedimentação (VHS). Este teste mede a rapidez com que os glóbulos vermelhos se depositam no fundo de um tubo de ensaio em uma hora. Uma taxa rápida pode indicar lúpus. Uma taxa rápida também pode ser sintomática de outras condições inflamatórias, cânceres e infecções, portanto também não é um teste absoluto.

Nenhum comentário: