Um pouco sobre mim...

Minha foto

Sou alguém que se encanta pela vida no dia a dia, descobrindo sempre novas formas de agir, se melhorando e tentando melhorar o seu redor. Acreditando que a Luz está dentro de cada um e que ela deve iluminar sempre a caminhada. Tenho como intenção: fazer amigos, aperfeiçoar a vida, dedicar-me às boas obras, promover a verdade e reconhecer nos semelhantes meus irmãos de caminhada. Descobrindo sempre mais e mais de vários mundos: Mundos terapêuticos, ideais, sustentáveis, mágicos, de Paz...

21 de out de 2014

Primavera


23.09.2011

Primavera

.

Texto: Mirhyam Conde Canto
Depois que passamos pela quietude e introspecção que o inverno nos sugere, aos pouquinhos o Sol aparece com seu brilho mais consistente, seu calor aquece os nossos corações gelados e a primavera vai se aproximando passo a passo.
Ela traz de volta o canto dos pássaros, sua disposição e faz brotar em nós o sentimento de renovação!
É a fase do ano onde a natureza mostra seus brotos mais tenros, que despertam do solo onde ficaram adormecidos durante o inverno.
É época de florescer as esperanças, de encontrar o parceiro e de mãos dadas sonhar com o futuro.

A energia da primavera é comandada pelos ventos que varrem a lassidão para bem longe e nos faz arregaçar as mangas e ir com passos resolutos ao encontro de nossa felicidade.

É o período de celebrar as mudanças de nosso corpo, pois nessa estação do ano ficamos mais ativos, dormimos menos, comemos menos e gastamos mais tempo ao ar livre.

Época do amor, de promessas e de decisões, pois a Terra e a natureza despertam para uma nova vida.
Assim, esse é o momento de plantar e cultivarmos nossas sementes (metas e objetivos).
A primavera é a fase da criação.
O vento bate espalhando as sementes na terra preparada pelo inverno, dando origem às novas vidas. Neste momento tudo está pronto para se desenvolver; depois de uma boa noite de sono podemos acordar e compartilhar do florescer da natureza, é a fase de selecionar a energia do corpo e viabilizá-la de dentro para fora.
Quando estamos em equilíbrio com os ciclos da natureza, neste período do ano "floresce" dentro de nós um contentamento e vontade de transformar nossa realidade em algo melhor!
Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o elemento regente dessa época é a madeira. Esse elemento representa a geração de uma nova vida - o período de gestação e os primeiros 9 meses de vida do ser humano. Representa também a criatividade e a capacidade de mudar!
Toda vida vegetal começa com uma semente no interior da terra, que após um período de interiorização, surge como um broto ávido de luz, espaço e ar para se tornar uma muda e depois uma árvore.
Para que todas essas transformações aconteçam é necessária flexibilidade para a mudança!
A sabedoria ancestral chinesa recomenda...
Aceitar tudo que vier da criação: É tempo de não julgar, de tentar desnudar o preconceito, como fazem as crianças em sua pureza. É tempo de aceitar o outro e despir-se do olhar crítico.
A criação é parte da primavera, que faz germinar, renovar. É tempo de criar, e a arte pode ser uma bela expressão de comunhão com o sentimento de primavera. Criar uma música, um bordado, uma pintura, uma dança, por exemplo, faz com que nos aproximemos de nossas essências.
Dar e não tomar a força:
Exercitar a generosidade nos dá a sensação de limpeza da alma, nos refresca, como a brisa, como um belo banho.
Recompensar e não punir:
Dentro do exercício da generosidade, recompensar as belas atitudes, recompensar também com afeto o trabalho dos empregados, refletir antes de usar palavras ou atitudes duras de repreensão; observar o olhar daquele que errou.
Em nosso metabolismo, os órgãos que mais atuam nessa relação de irromper a energia concentrada, controlando várias substâncias e regendo o metabolismo, são o fígado e a vesícula biliar (que assessora o fígado) agindo nas decisões dentro do processo de seleção (secreção da bile).
Esta força do irromper se caracteriza na energia do impulso, da vontade de agir, e o descontrole desta energia pode levar a pessoa ao excesso Yang - da ira, da cólera -, que indica a falta de flexibilidade e capacidade de criar, de gerar uma nova situação.
Utilize essa energia positivamente, alavancando seus projetos ao invés de desperdiçá-la ficando irritado com pessoas ou situações!
E tome muito cuidado, pois se a cólera se mantém interna numa atitude YIN - de introspecção -, prolifera por dentro enquanto a pessoa se mostra simpática por fora, gerando aumento da pressão arterial, gastrites e enxaquecas.
Os músculos e tendões estão relacionados com o movimento do nosso corpo e, por essa razão, são correlacionados com o elemento madeira, portanto nessa época do ano estamos mais propensos à cãibras, contraturas, estiramentos, etc.
O que comer
Após a "comilança" de alimentos calóricos no inverno, o fígado precisa descansar na primavera. Para não importunar o sistema regido pelo fígado e vesícula, é importante evitar ingerir alimentos fortes e misturas que deem muito trabalho para serem metabolizadas.

É a hora de alimentos mais leves!
As hortaliças cruas, principalmente as de folhas verde escuras como espinafre, agrião, rúcula, almeirão e escarola e os brotos são bem-vindos!
As frutas, principalmente as vermelhas como morangos, melancias, amoras, tonificam esses órgãos e devem ser consumidas diariamente.
Faça uso das carnes brancas de aves e peixes.
Consuma cereais integrais: arroz integral, milho, massa integral, aveia, trigo, germe de trigo, raízes e tubérculos: inhame, batatas (todos os tipos), cenoura crua, beterraba ralada, nabo.
Utilize os temperos: limão, azeite extravirgem, salsa, cebolinha e hortelã.
E tome os chás de boldo, carqueja, capim-limão e hortelã.
Experimente fazer um suco com hortaliças ou de frutas com hortelã e sinta a sensação de renovação e de desintoxicação que proporciona!
Evite frituras, doces, alimentos fortes e gordurosos, bebidas alcoólicas e carne bovina.
A característica climática é o vento!
E na MTC o pior vilão é o vento perverso com mudanças repentinas de temperatura. Então, proteja-se!
Na nuca possuímos pontos de acupuntura denominados "portões dos ventos", assim, essa região deve sempre estar protegida de uma possível "invasão indesejada" do vento perverso!
Faça uso de cachecol, echarpes, etc.
Você ficará protegido e com muito estilo! Não se exponha, com os cabelos molhados!
(Pareço uma avó falando! Mas os antigos sabiam intuitivamente daquilo que hoje vamos estudar.)
Ao voltar pra casa, após tomar uma "friagem" tome um banho quente ou faça escalda-pés, para que esse esfriamento não acarrete problemas de saúde.
Recepcione a Primavera com seu coração aberto a um novo florescer!
Saia e passeie em contato com a mãe-natureza.
Faça novos amigos.
Coloque flores em sua casa e em sua vida!
Seja feliz e tenha gratidão por tudo.

Mirhyam Conde Canto é terapeuta holística. Blogs:www.mirhyamcanto.blogspot.com e www.espacodluzepaz.blogspot.com , e-mail: mirhyamcanto@uol.com.br
texto publicado em http://anamariabraga.globo.com/canais/Zen/primavera-2.html




Nenhum comentário: