Um pouco sobre mim...

Minha foto

Sou alguém que se encanta pela vida no dia a dia, descobrindo sempre novas formas de agir, se melhorando e tentando melhorar o seu redor. Acreditando que a Luz está dentro de cada um e que ela deve iluminar sempre a caminhada. Tenho como intenção: fazer amigos, aperfeiçoar a vida, dedicar-me às boas obras, promover a verdade e reconhecer nos semelhantes meus irmãos de caminhada. Descobrindo sempre mais e mais de vários mundos: Mundos terapêuticos, ideais, sustentáveis, mágicos, de Paz...

24 de out de 2016

A Prática das Terapias Holísticas

12.01.2012

Terapia Holística

.

A terapia holística é um conceito de assistência ao cliente de terapeutas -especialistas em comportamento humano com base em tratamentos naturais -, que analisam os aspectos físicos, emocionais e mentais do ser humano. O processo holístico acredita na busca de uma melhor qualidade de vida, pois acredita na melhoria interna para que a saúde melhore. Ou seja, a terapia holística baseia-se no princípio de que a nossa mente, corpo e alma estão interligados, sendo que os estados mental e emocional refletem diretamente no bem-estar físico.
Muitos dos tratamentos holísticos de cura (tradicionais, naturais, ou ancestrais) estão sendo lentamente adotados pela medicina. A maioria dessas práticas tem sido usada por milhares de anos, mas ainda não foram estudadas pela medicina científica a fundo. Uma comprovação disso foi a recente adoção da acupuntura pela classe médica.
Os praticantes da terapia holística são aqueles que usam métodos naturais e terapêuticos, muitas vezes referida como medicina complementar. Essas práticas não têm sido reconhecidas oficialmente pelos estudos da medicina ocidental, mas isso não quer dizer que elas não são válidas, mas que elas ainda não foram estudadas cientificamente. Ainda assim, foram atestadas pela sabedoria popular ou passadas de geração a geração através da tradição oral ou outra forma de ensino não documentado.
Ao longo da história, houve muitas formas de tratamentos naturais com o intuito de promover a saúde, mantê-la e até recuperá-la. Lembra-se do chazinho da vovó, do escalda-pés, dos sábios conselhos antigos? Eram formas de prevenção, embasadas na prática do dia a dia.
A própria utilização dos pontos de acupuntura é outra prática médica tradicional originária da China, que se propagou pelo mundo devido à sua eficiência, para mais tarde ser reconhecida como realmente eficaz pela ciência ocidental.
O terapeuta holístico analisa a saúde do indivíduo de uma forma completa, com o objetivo de ajudá-lo na recuperação da sua saúde. Ele observa seu cliente e utiliza muitas dessas práticas holísticas, a fim de auxiliá-lo de forma abrangente.
Vários estudos observam que a forma de um indivíduo agir perante a vida, o seu processo de pensamento e configuração emocional são fatores importantes e responsáveis pela condição de sua saúde, vista em seu aspecto geral - emocional, psicossocial, profissional, energético e mental.
Quem olhar a vida de forma distorcida ou negativa é, muitas vezes, o causador de sua doença. Como as emoções, os pensamentos e o corpo estão estreitamente ligados entre si, os pensamentos negativos, depressão mental, frustração e pessimismo tornam-se tão prejudiciais que acabam afetando negativamente a saúde.
É importante entender que um desconforto corporal pode ser sintoma de um desequilíbrio interno. Tal desequilíbrio, por sua vez, pode ser resultado de fatores físicos - como alimentação imprópria ou falta de exercício. É necessário saber também que o desequilíbrio pode ter suas raízes na própria configuração dos pensamentos e sentimentos.
O trabalho do terapeuta holístico é de passar informações e conscientizar o indivíduo sobre essas interligações, para torná-lo elemento participativo no processo de restauração de sua saúde.
Vamos a um exemplo simples. Uma pessoa queixa-se de "queimação" no estômago. Queimação significa excesso de calor no local, pela visão energética, trata-se de um excesso de energia acumulada. Na visão da medicina tradicional chinesa, tal característica do estômago é a adaptação e assimilação dos conteúdos ingeridos (sejam alimentos, pensamentos ou sentimentos). Por essa razão, esse órgão também sinaliza desconforto quando o indivíduo possui sentimentos de ansiedade, pensamentos repetitivos, incapacidade de "digerir uma situação".
Analisando o aspecto funcional do órgão, sabe-se que é o estômago é o órgão que primeiro digere o alimento, transformando-o em combustível para a sobrevivência, e só o fará de forma harmoniosa se a pessoa estiver "digerindo" bem as situações atuais pelas quais está passando, da mesma forma que o alimento é digerido. Uma incapacidade dessa função (seja física ou emocional) trará como sintoma uma indisposição estomacal, por exemplo.
Conscientizar o cliente e ajudá-lo a observar sua postura emocional sobre o assunto é uma etapa importante durante o processo de restauração do equilíbrio e harmonia necessários para que consiga reestabelecer a saúde. A informação e conhecimento são transmitidos, mas cabe ao cliente fazer a sua parte.
O terapeuta holístico ainda estará disposto a utilizar de seus conhecimentos para ajudar neste processo, recorrendo a diversas técnicas e terapias que auxiliarão na caminhada em busca da saúde integral. Nesse exemplo poderá utilizar pontos da acupuntura para "diminuir o calor" do estômago ("ponto E44"); poderá indicar uma sessão de reiki (que irá harmonizar os chacras e revitalizar energeticamente); poderá prescrever um floral (que atuará de forma sutil e vibracional, auxiliando na harmonização emocional); entre outras possibilidades.
Por isso, caso esteja com algum problema de saúde recorrente, procure se orientar e se vigiar para saber como está seu emocional, sobre algo que pode estar causando tal problema. Senão, um terapeuta holístico poderá te ajudar. Vale tentar!
Mirhyam Conde Canto é terapeuta holística. Blog: www.espacodluzepaz.blogspot.com.







Nenhum comentário: