23 de set. de 2013

Massagem chinesa? Faça você mesma!

Depois de um dia de trabalho estressante, parado por várias horas na mesma posição ou depois de uma correria intensa, a melhor coisa do mundo seria uma bela massagem. Como poucas tem o luxo de ter uma massagista de plantão, o jeito é aprender técnicas de automassagem.
A técnica de automassagem mais conhecida é o Do-in, de invenção chinesa, mas com nome japonês, que significa “caminho de casa”. 
O número de praticantes tem crescido por poder ser praticada em grupo ou individualmente.
Na filosofia oriental a energia da vida é composta pelos opostos complementares "Yin” e "Yang”. 
O Yin significa o feminino, o molhado, a noite, o frio, a terra, enquanto o Yang representa o oposto: masculino, seco, dia, calor e céu. 
Essas energias devem existir em harmonia no corpo humano, numa relação de igualdade. A terapeuta holística Mirhyam Conde Canto  explica que se o indivíduo manifestar mais energia Yin do que Yang, por exemplo, gera-se um desequilíbrio no organismo, que pode culminar em uma doença física.
O Do-in permite ao paciente contato consigo mesmo e o equilíbrio dos fluxos de energia. “Assim, dependendo da doença – se é de excesso – Yang – você deverá sedar, se é de falta – Yin – você deverá tonificar – o ponto indicado para reestabelecer o seu equilíbrio energético”, ensina Mirhyam.
Mas lembre-se, para bons resultados, a prática precisa de frequência, pois o do-in também possui caráter preventivo. 
Aliada a uma vida saudável, a filosofia Do-in pode trazer enormes benefícios.
 
Automassagem

Qualquer pessoa pode praticar a massagem do-in em si mesma, desde que conheça os pontos de sensibilidade, sem contra-indicações. 
A técnica consiste em pressionar pontos estratégicos do corpo com a finalidade de melhorar desconfortos e dores. Parte-se da ideia de que todos os pontos do corpo estão ligados.
“Existem pontos específicos para fazer a diferenciação energética. São os pontos de alarme
Cada órgão e víscera possui um ponto com essa função que, dependendo da reação ao toque, nos diz se a energia desse órgão está normal, em excesso ou em falta”, afirma a terapeuta. 
“Com a prática habitual da sequência de exercícios do Do-in preventivo, você ficará mais familiarizada com seu próprio corpo, e assim, num dia qualquer ao fazer a sequência, se sentir dor em um ponto específico, saberá que ali está um bloqueio de energia. 
 Aquele ponto gerou um acúmulo energético que causa a dor e demonstra que está instalado um desequilíbrio do fluxo da energia” informa. 
O desequilíbrio será resolvido através da harmonização da energia com a massagem no ponto de alarme, para “dissolver a dor”.
Mirhyam conta que com o tempo, a prática fica mais fácil:
“Para explicar tudo de uma vez, fica muito confuso, mas fazendo, é bem simples e natural”.

texto copiado de http://grandesmulheres.com.br/tag/do-in/


Nenhum comentário: