Um pouco sobre mim...

Minha foto

Sou alguém que se encanta pela vida no dia a dia, descobrindo sempre novas formas de agir, se melhorando e tentando melhorar o seu redor. Acreditando que a Luz está dentro de cada um e que ela deve iluminar sempre a caminhada. Tenho como intenção: fazer amigos, aperfeiçoar a vida, dedicar-me às boas obras, promover a verdade e reconhecer nos semelhantes meus irmãos de caminhada. Descobrindo sempre mais e mais de vários mundos: Mundos terapêuticos, ideais, sustentáveis, mágicos, de Paz...

16 de out de 2011

Conversando sobre Terapia Holística


A Terapia Holística é um conceito de assistência médica que leva em conta tanto os aspectos físicos, emocionais e mentais de um indivíduo.
O processo de cura holística acredita na busca de uma melhor qualidade de vida e melhorar a qualidade de vida e não apenas tomar medicamentos externo.
Ele acredita na idéia de melhoramento interno ao vez de digerir medicamentos.
Ela não se concentra apenas na saúde física.
Ela auxilia a saúde mental do indivíduo e tenta melhorar a sua atitude perante a vida.
A Cura holística está baseada no princípio de que a nossa mente, corpo e alma estão interligados.
Nosso estado mental e emocional reflete diretamente em nosso bem-estar físico.
Nossos pensamentos e emoções têm um profundo impacto sobre nossa saúde física.

O terapeuta holístico analisa a saúde do indivíduo de uma forma completa, com o objetivo
da ajudá-lo na cura e recuperação da sua saúde.
Este é um conceito de terapia que leva em conta tanto os aspectos físicos, emocionais, comportamentais, energéticos e até espirituais que interferem na saúde de um indivíduo.

O processo dessa cura holística busca uma melhor qualidade de vida e não apenas a indicação de algo que somente combaterá o efeito e não a causa.

Pesquisadores observaram que a abordagem de um indivíduo perante a vida, o seu processo de pensamento e configuração mental são os fatores mais importantes responsáveis pela condição de sua saúde.
Olhar a vida de forma distorcida ou negativa é, muitas vezes, a principal causa da doença.
Como as emoções, os pensamentos e o corpo estão estreitamente ligados entre si, os pensamentos negativos, depressão mental, frustração e pessimismo são tão prejudiciais para o aspecto emocional quanto para a saúde física, e é certamente um grande contributo para afetar negativamente a saúde.

A terapia holística analisa todas as facetas de um indivíduo.
Trata-se de chegar às raízes de uma doença e trabalhar para a eliminação permanente da doença do corpo de um indivíduo.
Ajuda a melhorar o estilo de vida. Além da relação mente e corpo, os valores, princípios e crenças, que uma forma de personalidade, também são considerados na cura holística.

E importante entender que um desconforto corporal é o sintoma de um desequilíbrio interno.
O desequilíbrio pode ser resultado de fatores físicos, tais como alimentos impróprios ou falta de exercício.
Mas é necessário saber que o desequilíbrio pode ter suas raízes na própria configuração mental.

O trabalho do terapeuta holístico é de passar informações e conscientizar o indivíduo sobre essas interligações, para torná-lo elemento co-participativo no processo de restauração da saúde.

Vamos a um exemplo simples:

Uma pessoa que queixa-se de “queimação” no estômago:

Na visão da Medicina Tradicional Chinesa o sentimento relacionado com o Estômago é a adaptação,
Analisando o aspecto funcional do órgão, sabe-se que é o Estômago é o órgão que primeiro digere o alimento, transformando-o em combustível para a nossa sobrevivência, .e só o fará harmoniosamente se a pessoa estiver "digerindo" bem as situações atuais pelas quais está passando, da mesma forma que o alimento é digerido,
Uma transformação ou assimilação mal realizada trará a indisposição estomacal, por exemplo.
Essa dificuldade de assimilação pode gerar um comportamento emocional ansioso que prejudicará ainda mais o sintoma.

Fazer o cliente observar sua postura emocional sobre o assunto é uma etapa importante durante o processo de restauração da saúde.

A informação e conhecimento é transmitido e cabe ao cliente fazer a sua parte. O terapeuta estará disposto a utilizar de seus conhecimentos holísticos para ajudá-lo no processo.

Nenhum comentário: