21 de jun. de 2011

Minerais e corpo humano

Mais de vinte elementos químicos participam da constituição do corpo humano. 
Entre eles, destacam-se: 
oxigênio (65%), carbono (18%), hidrogênio (10%), nitrogênio (3%), cálcio (2%), fósforo (1%), potássio (0,35%), enxofre (0,25%), sódio (0,15%), magnésio (0,05%) e ferro (0,004%). 
Há ainda outros elementos que, apesar de importantes, aparecem em quantidades bastante reduzidas. 
É o caso do manganês, cobalto, iodo, flúor, cobre, alumínio, níquel, bromo, zinco e silício.


Oxigênio:
A função do oxigênio é ser aceptor dos elétrons através do seu potencial de oxidação, que é maior que o do complexo 4 (citocromos a e a3) e evitar a acidose.
Cálcio: 
Participação na coagulação sanguínea, na contração e relaxamento muscular e também na transmissão nervosa e regulação do batimento cardíaco.
Fósforo: 
O fósforo é essencial para a libertação de energia nas células, para a absorção e transporte de muitos nutrientes, e regula também a actividade das proteínas. 
Sódio: 
A principal função do sódio é regular a quantidade de líquido extracelular, bem como o volume de plasma sanguíneo. O sódio também auxilia na condução de impulsos nervosos e no controlo da contracção muscular.
Magnésio: 
A principal função do magnésio parece ser ao nível das reacções enzimáticas em que participa como cofactor, como a formação de gorduras e proteínas, e a extracção de energia dos alimentos. 


copiado do blog: Jonathan,Jean,Leo

Nenhum comentário: