11 de abr. de 2011

Oligoterapia - Ansiedade, nervosismo, estresse... pode ser falta de minerais!!


27.04.2011

Oligoterapia


Os minerais são micronutrientes inorgânicos que o organismo necessita em quantidades ou doses muito pequenas, mas são tão importantes que sem eles o corpo não realiza as diversas funções metabólicas corretamente.
Normalmente esses minerais devem ser ingeridos através de uma alimentação equilibrada e variada.
 "No entanto, a agitação do dia-a-dia, a alimentação inadequada, o excesso ou escassez de exercícios físicos, a instabilidade emocional, a poluição e muitos outros fatores, trazem como resultado a incapacidade do organismo de assimilar os minerais necessários ao seu bom funcionamento", explica a terapeuta holística Mirhyam Conde Canto.
De acordo com Mirhyam, a carência dos minerais pode ser o começo de uma infinidade de doenças. 
A carência de zinco, por exemplo, promove problemas do sistema imunológico. 
"A falta de magnésio e selênio pode levar a doenças cardíacas. 
A carência dos minerais também ocasiona ansiedade, nervosismo, estresse, TPM, depressão... 
Esses sintomas são os males funcionais, onde os exames indicam que o estado da pessoa é saudável, mas ela não se sente bem!", revela.
"Setenta por cento dos pacientes que procuram os ambulatórios médicos possuem males funcionais, que, se não forem tratados, progridem para outras disfunções e estados patológicos mais graves (obesidade, menopausa problemática, artrite, artrose entre outras)", garante.
Segundo a terapeuta, a Oligoterapia é um método terapêutico que suplementa o corpo, fornecendo os minerais que faltam, em doses muito pequenas (na ordem de milionésimos de grama por mililitro). 
A principal função da Oligoterapia é restabelecer o equilíbrio físico e emocional, aumentando as defesas imunológicas, equilibrando o nível dos minerais e, em consequência, combatendo o estresse físico, mental e emocional.
Os oligoelementos têm inúmeras vantagens: possuem registro no Ministério da Saúde como suplementos alimentares, podem ser recomendados por terapeutas sem nenhum risco e podem ser utilizados concomitantemente com outros produtos, sejam eles medicamentos ou suplementos. 
Por utilizar a menor parte do elemento (dosagem infinitesimal), a Oligoterapia não tem risco de toxicidade.
Este tipo de tratamento é individual e personalizado, uma vez que não existem dois seres iguais no universo. 
Descoberta as carências de cada um, é feito um gel contendo os minerais necessários que devem ser repostos. 
Desta forma, o gel deve ser aplicado diretamente na pele, na região do punho e antebraço. 
Esta é uma aplicação inteligente, primeiro porque pode evitar distúrbios digestivos causados pela ingestão de comprimidos ou cápsulas, segundo porque a pele absorve estes elementos pelos seus poros que funcionam como pequenas 'bocas', mas que também funcionam como uma proteção natural, ou seja, a pele só absorve a quantidade necessária ao organismo.

Oligoterapia x emagrecimento
De acordo com a terapeuta, a oligoterapia também pode ser utilizada para o emagrecimento. 
Confira alguns exemplos da ação dos minerais no emagrecimento:
-Boro (Bo): é diurético e ajuda no tratamento da celulite.
-Cobalto (Co): atua diminuindo a ansiedade.
-Cromo (Cr): modera o apetite.
-Enxofre (S): atua no estômago e no fígado na sua função de filtragem e de eliminação de toxinas.
-Manganês (Mn): Estimula o funcionamento das glândulas endócrinas, o que resulta no correto aproveitamento dos nutrientes e na eliminação das gorduras.

Agradecimento - A terapeuta holística Mirhyam Conde Canto escreve periodicamente no site da Ana Maria Braga. E você também pode entrar em contato com ela, por meio dos blogs www.mirhyamcanto.blogspot.com e www.espacodluzepaz.blogspot.com e e-mail mirhyamcanto@uol.com.br ou telefones (11) 2296-9255 ou (11)98489-3858.
publicado em http://anamariabraga.globo.com/canais/Zen/oligoterapia-1.html

Nenhum comentário: