Um pouco sobre mim...

Minha foto

Sou alguém que se encanta pela vida no dia a dia, descobrindo sempre novas formas de agir, se melhorando e tentando melhorar o seu redor. Acreditando que a Luz está dentro de cada um e que ela deve iluminar sempre a caminhada. Tenho como intenção: fazer amigos, aperfeiçoar a vida, dedicar-me às boas obras, promover a verdade e reconhecer nos semelhantes meus irmãos de caminhada. Descobrindo sempre mais e mais de vários mundos: Mundos terapêuticos, ideais, sustentáveis, mágicos, de Paz...

25 de nov de 2010

Balança Como manter a forma com o passar do tempo? Descubra!


Você engordou alguns quilos com o passar dos anos e descobriu que é quase impossível eliminá-los?
Acredite, a maior parte da culpa cabe ao seu metabolismo que vai ficando mais lento com o passar do tempo, assim precisamos de menos alimento para fazê-lo funcionar.

Se comermos a quantidade do que comíamos há dez anos, certamente acumularemos gordura, porque agora não necessitamos de tanta energia!

Outro fator que auxilia nossas "mudanças" é a perda da massa muscular (aos 70 anos teremos 1/3 da massa muscular que possuímos aos 20 anos) e a medida em que perdemos músculo, ganhamos gordura (que faz com que o metabolismo também diminua de ritmo, pois o músculo queima calorias muito mais rapidamente do que a gordura).

Mais uma mudança: com o passar do tempo, diminuímos em altura!
Isso se deve a um desgaste geral da coluna vertebral em conjunto a perda gradual da massa óssea.

Isto tudo é fisiológico e natural, mas, para retardarmos ao máximo esse processo, devemos mudar hábitos cotidianos.

Vamos lá...

Motive-se!!
Você está tendo agora oportunidade de preservar sua saúde e sua forma.

Pare de se culpar por coisas que você fez ou deixou de fazer.
Estas mudanças são fisiológicas, como foi fisiológica a sua mudança na adolescência (lembra-se?).
Mas lembre-se sempre, tudo é uma questão de escolha.
Ninguém lhe obriga a comer o que não quer.

Enxergue-se por completo...

Assuma a responsabilidade por tudo o que você faz com você mesmo (tanto das coisas boas, como das ruins).

Melhore a sua qualidade de vida!

Se dê o direito de ter prazer e não o dever de ter só obrigações!

Respeite a si mesmo.

Você é a pessoa mais importante do Universo.

Só você vive com você.
Como está sendo essa convivência?
Não exija demais - se esticar demais, a corda pode arrebentar...

Decida-se por um peso que faça você se sentir bem, lhe dê boa aparência, que seu metabolismo funcione bem e que possa ser mantido (o peso escolhido) sem muito sacrifício!

A importância dos exercícios... 

Além da introdução de alimentos corretos no seu dia a dia e o abandono de alimentos prejudiciais, o hábito regular da prática de exercícios físicos também é de fundamental importância para melhorar o seu metabolismo, o seu estado de humor e a sua energia.

O exercício é a melhor estratégia individual para uma vida longa e saudável, pois pode melhorar sua saúde, sua aparência física, sua sensação de bem-estar e até sua expectativa de vida.

Há indícios de que os exercícios protegem contra doenças, como osteoporose, câncer do cólon, diabetes, e também previne a morte causada por problemas cardiovasculares.

O exercício também aumenta a força, eleva o ritmo do metabolismo, substitui o tecido gorduroso pela massa muscular e queima calorias.

A não ser por contusões, não há nada que o contraindique.
Descubra alguma modalidade (ou várias) que você não deteste, que até aprecie e que consiga executar semana após semana.

Embora por si só o exercício não seja muito eficaz para fazer você perder peso, ele pode representar a diferença entre o sucesso e o fracasso, quando acompanhado de um plano alimentar sensato.

O exercício queima calorias, aumenta a proporção do músculo em relação à gordura corporal, o que, por sua vez, acelera o metabolismo, fazendo com que o corpo queime mais calorias, mesmo quando em repouso.

Vantagens de adotar esse hábito para sempre:

-Cada pouquinho ajuda...

Caminhar 2 ou 3 quadras, subir um lance de escadas ajuda a diminuir a pressão arterial, restituindo-a a seus níveis normais.

-Mais magro pesando a mesma coisa...
Pois é, as roupas estão folgadas, mas a balança registra o mesmo peso.
Isto acontece porque o exercício lhe ajuda a diminuir medidas (um quilo de músculo é mais compacto que um quilo de gordura).

-Resultados duradouros, você conseguirá manter-se magro quando se exercita regularmente:

    -Aumento da resistência às doenças, como gripes.

    -Diminuição do nível do colesterol HDL.

    -Diminui a chance de ter depressão.

    -Mais oxigênio para o cérebro, melhorando a memória.

    -Melhora a eficácia da insulina: as pessoas que se exercitam contraem cerca de 40% menos a diabetes que surge na idade adulta, do que as que não se exercitam.

   -Vida mais longa. Pesquisas demonstram que os homens que gastam 2000 calorias por semana em atividades físicas acrescentam 2,5 anos à sua expectativa de vida.

   - O exercício tende a fazer os detritos passarem mais rapidamente pelo intestino, favorecendo a evacuação e, provavelmente, reduzindo a chance de câncer do cólon.

  -Os exercícios aumentam a massa muscular, fortalecendo os ossos em que estão inseridos, desse modo afastando a osteoporose.


  Texto publicado no site de Ana Maria Braga em 25 de novembro de 2010  - terapeuta holística Mirhyam Conde Canto,  e-mail: mirhyamcanto@uol.com.br  e telefones de contato: (11) 2296-9255 ou (11)98489-3858.


Nenhum comentário: