Um pouco sobre mim...

Minha foto

Sou alguém que se encanta pela vida no dia a dia, descobrindo sempre novas formas de agir, se melhorando e tentando melhorar o seu redor. Acreditando que a Luz está dentro de cada um e que ela deve iluminar sempre a caminhada. Tenho como intenção: fazer amigos, aperfeiçoar a vida, dedicar-me às boas obras, promover a verdade e reconhecer nos semelhantes meus irmãos de caminhada. Descobrindo sempre mais e mais de vários mundos: Mundos terapêuticos, ideais, sustentáveis, mágicos, de Paz...

30 de abr de 2010

Do-in/ Shiatsu ou Acupressão para dores de cabeça

Acupressão (ou Do-in – quando a própria pessoa se aplica ou Shiatsu – quando uma pessoa faz em outra) é uma técnica de cura muito antiga que se originou na China.

Hoje, essa técnica terapeutica ganhou reconhecimento em todo o mundo através da Medicina Alternativa atuando em uma gama de doenças, incluindo as dores de cabeça.

Sendo uma antiga técnica de cura, o do-in/acupressão granjeou imensa popularidade e aceitação em todo o mundo, proporcionando alívio nas diversas condições de saúde.

É frequentemente considerado como uma variação da técnica de acupuntura, pois se baseia nos mesmos princípios.

A acupressão e a acupuntura trabalham, estimulando determinados pontos de pressão específicos localizados em diferentes regiões do corpo.

A estimulação desses pontos de pressão é usada para melhorar a resposta do corpo a uma série de condições de saúde.

A única diferença entre ambos (Do-in e Acupuntura) é que, em acupuntura, os pontos são estimulados com a ajuda de agulhas, enquanto que na acupressão/Do-in/Shiatsu, os dedos, cotovelos ou alguns dispositivos especiais, como bolas de acupressão e tapetes são utilizados para esta finalidade.

De acordo com as antigas práticas chinesas de acupressão e acupuntura, há mais de mil pontos de pressão em nosso corpo, que estão localizados nos meridianos.

Meridianos são linhas imaginárias, através das quais o fluxo de energia vital circula.

Qualquer obstrução a esse fluxo é associada com diferentes doenças.

Assim, a estimulação dos pontos de acupuntura pode melhorar o fluxo de energia através dos meridianos, e assim fornecer alívio a diversas doenças, incluindo as dores de cabeça.

A dor de cabeça pode ser um sintoma presente em numerosos problemas de saúde, e também pode ser associada com a tensão, o stress e a fadiga.

O Do-in/Acupressura pode proporcionar alívio significativo à dor de cabeça, estimulando determinados pontos específicos:

Estes são os pontos: VB20, IG 4 e F3.

O Ponto VB20 está localizado na base do crânio.
Na depressão que pode ser sentida, logo abaixo da base do crânio.
A estimulação desse ponto pode aliviar a dor sentida na região das temporas, e nos lados da cabeça.

Você pode aplicar pressão direta sobre este ponto com o dedo durante 2-3 minutos, ou massagear a área gentilmente.

O ponto IG4 está localizado na depressão entre o polegar e o dedo indicador.
Use o polegar da outra mão para pressionar este ponto por cerca de 2-3 minutos.
Em seguida, massageie suavemente a área com movimentos suaves em direção ao pulso, por mais 2 minutos. Este ponto pode ser muito eficaz também para dor de dente e sinusite. 

É preciso também tomar cuidado para não estimular alguns pontos em determinadas condições. 
Como por exemplo, o IG4 não deve ser estimulados em mulheres grávidas. pois a estimulação deste ponto é conhecida por induzir as contrações uterinas em mulheres grávidas e, consequentemente, pode levar ao parto prematuro.


O ponto F3, está localizado no pé entre o dedão e o 2º dedo.
A estimulação deste ponto pode aliviar a dor atrás dos olhos.

Além destes pontos, a pressão ou massagem suave nas temporas  
e nos cantos internos das sobrancelhas também pode proporcionar alívio da dor.

 
Outro ponto de pressão eficaz é aquele que pode ser encontrado na área situada entre ambas as sobrancelhas e a ponte do nariz.
Você pode sentir uma ligeira depressão nessa área.
Massageie este ponto pressionando para cima por cerca de 1-2 minutos.
É aconselhável seguir a orientação de um profissional em acupuntura, para ajudá-lo a localizar os pontos, por primeira vez.




Curso de Do-in em 3 horas, com apostila e Certificado de Participação


 

Apostila de Do-in (Auto-massagem) em PDF  enviada por e-mail 
valor de R$20,00 pagos antecipadamente por depósito bancário



Muito fácil de ser entendido e aplicado, o hábito diário de aplicação do Do-in baseia-se na simples pressão com os dedos em um determinado ponto da rede de canais que transporta a energia pelo corpo.
A prática do Do-in não apresenta qualquer contra-indicação.

 
Havendo interesse, me envie um e-mail: mirhyamcanto@uol.com.br

Nenhum comentário: