20 de fev. de 2010

Massagem Facial Reduz a ansiedade e impulsiona Humor

A massagem facial de 45 minutos reduziu a ansiedade e mau-humor em mulheres adultas saudáveis, de acordo com pesquisas recentes.

O estudo: "A massagem facial reduz ansiedade e estado mau-humor, e aumenta da atividade nervosa simpática", envolveu 32 mulheres saudáveis japonesas com idade variando de 20 a 40.

Cada mulher recebeu o mesmo tipo de massagem facial em uma sala privada.

Durante cada uma dessas sessões, primeiro o rosto era massageado usando um creme lubrificante. Isto foi seguido de um tratamento de vapor, após o que o rosto era massageado uma segunda vez usando uma loção para hidratar a pele.

Os parâmetros foram avaliados imediatamente antes e depois de cada massagem facial. Estes parâmetros incluíam eletrocardiograma (ECG) para avaliar os intervalos entre os batimentos cardíacos, bem como a atividade do sistema nervoso parassimpático e simpático.

O perfil do Humor foi utilizado para determinar o estado de humor usual de cada mulher, e o Prontuário de tratamentos de Ansiedade Traço foi usado para medir os níveis de ansiedade das participantes.

Os resultados da pesquisa revelaram que a atividade nervosa parassimpático foi aumentada durante a massagem, e a atividade do sistema nervoso simpático aumentou após a massagem facial.

A Atividade do Sistema Nervoso Parassimpático é responsável pelo descanso e recuperação, resultando em um estado de relaxamento físico.

Ao contrário, a atividade do Sistema Nervoso Simpático é responsável pela ação de "lutar ou fugir", resultando em um estado de alerta físico.

O estudo também mostrou que tanto a ansiedade como o mau-negativo diminuíram significativamente após a intervenção, com base nos resultados do Perfil de Humor e do Histórico da paciente.

Com base nestes dados, os autores teorizaram que a massagem facial pode trazer benefícios não só de relaxamento, mas também pode ter um efeito estimulante, ou refrescante.

"Estes resultados sugerem que a massagem facial teve fortes efeitos sobre a redução da tensão ou aumento do relaxamento psicológico", disseram os autores do estudo.

"A atividade nervosa simpática aumentada após a massagem facial ...pode ser uma reação positiva ao estresse, que é classificada como eustress.

Tal estado é um misto de relaxamento psicológico com disposição física aumentada que poderia muito bem ser considerado como estimulante em vez de relaxante.

Concluindo: no presente estudo foi possível demonstrar que a massagem facial reduz o sofrimento psicológico e ativa os indivíduos fisicamente ".



Autores: Tomoko Hatayama, Shingo Kitamura, Chihiro Tamura, Mayumi Nagano e Koichiro Ohnuki.

Fonte: Instituto de Ciências da Universidade de Kyushu, Fukuoka, Japão. Originalmente publicado em Investigação Biomédica (2008) 29 (6): 317-320.

Nenhum comentário: