17 de fev. de 2010

Argiloterapia

Argila Medicinal

Os antigos agípcios já utilizavam a argila como um dos componentes no embalsamento das múmias e para a preservação de alimentos de origem animal.


Argiloterapia

É a técnica terapêutica das terapias naturais utilizada desde a existência do ser humano, e consiste no uso tópico de compressas, ou ainda a sua ingestão natural com água.

Acredita-se que suas propriedades são devido às trocas energéticas, iônicas e radiônicas exercidas pelos elétrons livres, existentes nos minerais de sua composição, tais como:

manganês, magnésio, alumínio, ferro, sílica, titânio, cobre, zinco, cálcio, fósforo, boro, níquel, sódio e outros.


Uso interno


No uso interno a argila age como batericida, isto é, mata bactérias, elimina células estragadas e forma novas, cicatriza inflamações internas e combate a disenteria, cura prisão de ventre, purifica e enriquece o sangue, aumenta os glóbulos vermelhos do sangue, curando a anemia, elimina germes e parasitas patógenos.

Uso externo

No uso externo age nas inflamações do útero, úlceras e gastrites, eczema, erisipela, ameniza rugas, reverte picadas venenosas, cicatriza queimaduras, cortes e feridas, trata acnes e espinhas, melhora o quadro da hemorróida, higieniza e clareia os dentes, ameniza a enxaqueca, cura assaduras infantis e desfaz inchaços nas pernas.

A argila tem poderes ainda não completamente desvendados. Para que o tratamento com argila dê melhores resultados, é importante cuidar também da alimentação sendo ela a mais natural possível. Além disso, há plantas que auxiliam muito o trabalho da argila como: camomila, calêndula, cipó-mil-homens, sabugueiro, etc... que devem ser usados na forma de chás.

Fonte: "A Saúde brota da natureza" de Jaime Bruning.

copiado do blog: sandramartini.blogspot.com

Nenhum comentário: