Um pouco sobre mim...

Minha foto

Sou alguém que se encanta pela vida no dia a dia, descobrindo sempre novas formas de agir, se melhorando e tentando melhorar o seu redor. Acreditando que a Luz está dentro de cada um e que ela deve iluminar sempre a caminhada. Tenho como intenção: fazer amigos, aperfeiçoar a vida, dedicar-me às boas obras, promover a verdade e reconhecer nos semelhantes meus irmãos de caminhada. Descobrindo sempre mais e mais de vários mundos: Mundos terapêuticos, ideais, sustentáveis, mágicos, de Paz...

13 de set de 2012

Os benefícios do toque terapêutico


Quem não gosta de receber uma boa massagem, com mãos suaves e toque profundo?
Deixando um pouco de lado as inúmeras técnicas terapêuticas de massagem, analisemos simplesmente quais são as sensações e benefícios ao sermos tocados por mãos bem intencionadas e cheias de energia.
O toque terapêutico é essencial para nosso equilíbrio diário das energias físicas e mentais, movendo para fora de nosso corpo desde toxinas (alimentares e mentais) à excesso de líquido até então retido em determinadas regiões, ocasionando também o relaxamento do tecido muscular, bom funcionamento do tecido nervoso, estimulando o sistema linfático e fortalecimento do tecido ósseo.
Em nível físico, ao tocarmos alguém com o mínimo de conhecimento anatômico e fisiológico, podemos auxiliar na recuperação de órgãos e demais tecidos lesionados, fortalecer musculatura, estimular o funcionamento natural do trato digestivo, auxiliar na circulação do sangue, que muitas vezes não chega corretamente em alguns membros devido à obstruções e descongestionar vias respiratórias.
São inúmeros os benefícios que se adquire ao sermos tocados carinhosamente, inclusive em níveis mais sutis, como o desbloqueio de canais energéticos (que circulam paralelamente aos canais físicos) chamados de meridianos ou nadis, promovendo a harmonização e alinhamento dos chakras (centros de energia), e a desobstrução de pontos energéticos.
Existem regiões em nosso corpo que nós mesmos esquecemos de tocar, ou quando o fazemos não estamos conscientes o suficiente para percebê-lo. Como quando tomamos banho e mecanicamente ensaboamos todo o corpo sem ner nos dar conta do perfume, espuma, sensações…, estamos sempre com a cabeça no mundo da lua!
 Cada técnica de massagem está inserida em alguma Medicina ou Terapia, e são essas que norteiam as regiões e pontos de energia à serem estimulados buscando os benefícios já citados.
Cada ponto tem sua função energética e física, podendo assim optarmos por massagear determinados pontos considerando o reequilíbrio que estamos buscando.
Mesmo quem não possui nenhum conhecimento das Terapias Energéticas, pode se auto massagear e buscar se conhecer através das sensações obtidas pelo toque, atentando também às reações emotivas que esse toque pode desencadear. 
Ao nos tocarmos com consciência, amor e gratidão pela vida, nos abrimos ao universo interior e à uma viagem de respostas á perguntas que não nos lembrávamos mais…
Boa viagem!
Fonte: Glendha  Kreutzer
copiado de http://fracalanzaparquedatransicao.blogspot.com.br/2012/09/os-beneficios-do-toque-terapeutico.html 

Dra Mirhyam Conde Canto:
 Aprenda Do-in - auto-massagem e saiba como cuidar melhor de si!!
Ministro curso de Do-in em 3 horas com certificado e apostila -  entre em contato por e-mail: mirhyamcanto@uol.com.br!! 
Apostila de Do-in (Auto-massagem) em PDF enviada por e-mail por R$20,00 por depósito antecipado