17 de abr. de 2012

Shiatsu

A definição de Shiatsu adotada pelo Ministério da Saúde japonês é a seguinte:
“A terapia conhecida por shiatsu é uma forma de manipulação administrada pelos polegares e dedos e palmas, sem o uso de qualquer instrumento mecânico ou de outro tipo para aplicar pressão à pele humana, para corrigir deficiências internas, promover e manter a saúde e tratar doenças específicas.

Está cientificamente comprovado que o corpo humano possui energia e que esta circula em canais - meridianos.
Se quisermos ser mais específicos, podemos completar esta ideia, explicando que os meridianos, assim como os centros de energia (chackras), formam uma corrente vibratória que circula pelo corpo.
Esta, conecta a energia do céu (yang), com a energia da terra (yin), sendo que ambas estão presentes no corpo humano.

Mas, porquê restabelecer essa energia?
Na verdade, o organismo sofre interferências externas (fatores do meio circundante) e internas (emoções e sentimentos resultantes das situações do dia-a-dia), das quais resultam alterações do fluxo energético, traduzidas, muitas vezes, por dores, tensão, contraturas, etc.
Desta feita, para que haja saúde física e mental, deverá existir um perfeito equilíbrio e harmonia dos fluxos de energia no organismo, caso contrário desenvolvem-se doenças.

Num tratamento de Shiatsu, o terapeuta aplica pressão em pontos ou meridianos específicos, de forma a desbloquear a energia estagnada.
Além disso, executa também outras técnicas, como estiramentos, tudo em prol da dita libertação de energia.
 Cada sessão de Shiatsu deve também ser vista como uma forma de prevenção de possíveis desequilíbrios energéticos, prevenindo o aparecimento de doenças.


Nenhum comentário: