Um pouco sobre mim...

Minha foto

Sou alguém que se encanta pela vida no dia a dia, descobrindo sempre novas formas de agir, se melhorando e tentando melhorar o seu redor. Acreditando que a Luz está dentro de cada um e que ela deve iluminar sempre a caminhada. Tenho como intenção: fazer amigos, aperfeiçoar a vida, dedicar-me às boas obras, promover a verdade e reconhecer nos semelhantes meus irmãos de caminhada. Descobrindo sempre mais e mais de vários mundos: Mundos terapêuticos, ideais, sustentáveis, mágicos, de Paz...

9 de jun de 2011

Fundamentos para uma dieta equilibrada


    
Temos que considerar alguns fatores ao fazer uma dieta equilibrada:
    
Sexo.
    
Idade.
    
Raça.
    
Clima.
   
Atividade Física.
    
Peso.
    M
eio ambiente e 

    Religião.
Proporção de nutrientes em uma alimentação equilibrada

    
Os nutrientes necessários para uma dieta equilibrada são os seguintes:
    
Gorduras: 25% do consumo total por dia.
    
Proteínas: 15% do consumo total por dia.
    Carboidratos:
60% da ingestão diária total.
Essas proporções variam de acordo com cada caso.Assim, uma pessoa com atividade física moderada deve consumir uma quantidade menor de nutrientes que uma pessoa com maior atividade.


Idade também é um fator importante, as crianças e os adolescentes consomem mais nutrientes do que as pessoas mais velhas.
O ambiente é importante porque nos lugares onde o calor é maior, as frutas
e verduras são mais consumida do que em um clima frio onde o alimento consumido é mais calórico (contém mais carboidratos e gorduras).

A quantidade de proteínas recomendada é de 0,8 gramas. por quilo de  peso corporal por dia e essa taxa aumenta durante a gravidez ea lactação.Já a quantidade de carboidratos recomendados é de 4,5 gramas. por quilo de peso corporal por dia.


Pirâmide Alimentar

    
Para uma boa dieta balanceada, a pirâmide é constituída dos seguintes parâmetros:
    
Primeira alimentos da base da pirâmide: alimentos diários recomendados: cereais, batatas, vegetais, sementes, frutas, leite, proteína, leite, azeite de oliva.
   
O próximo patamar será de alimentos alternativos, ou seja, que comemos várias vezes por semana (não diariamente), e são eles: legumes, nozes, peixes, algas, ovos e carnes magras.
    
Para terminar, encontramos no topo da pirâmide os alimentos que devem ser consumidos ocasionalmente: gorduras, carnes gordas, pães, açúcares, refrigerantes, produtos de pastelaria.
Seguindo as recomendações da pirâmide  você terá uma dieta equilibrada.



Recomendações
Um fator importante quanto a uma dieta balanceada é o consumo regular de água no nosso dia a dia, ela proporciona hidratação para o corpo, age diminuindo a constipação,  alimenta as células e ajuda na digestão dos alimentos.

  

Outros aspectos a ajustar na dieta

    
Quando pensamos em iniciar uma dieta equilibrada teremos sempre que ter em conta:
    
É aconselhável consumir alimentos frescos e sazonais.
   
Praticar alguma atividade física: aumenta o nivel de serotonina e queima de calorias.         Ajuste suas refeições (receitas) acompanhando a estação climática (no inverno tome sopas e no verão coma alimentos crus);
    
Evite os alimentos refinados.  

Consuma grãos integrais e alimentos frescos.
   Inclua
cores diferentes no seu prato (cada cor normalmente produzem determinados nutrientes) e sabores diferentes (Medicina Tradicional da China como cada sabor estimula um ou mais órgãos, em particular)
Conclusão
Não existe uma dieta equilibrada ... para todos. 

 Cada pessoa é diferente e por isso cada um possui as suas necessidades nutricionais.

Manoli Duart
Naturópata, Acupuntora, Masajista y Homeopata
Colaborador de enbuenasmanos.com Contacta con el autor

Traduzido por Mirhyam Conde Canto

Nenhum comentário: