20 de fev. de 2010

Massagem em bebês provoca ganho de peso em prematuros!!!

Shiatsu (acupressão) e a massagem dos meridianos aplicado três vezes por dia durante 10 dias resultou no ganho de peso significativo entre os recém-nascidos prematuros, de acordo com pesquisas recentes.

No estudo, "Acupressure e massagem dos meridianos: efeitos combinados sobre aumento do peso corporal em crianças prematuras", 40 bebês prematuros foram aleatoriamente designados para receber o tratamento padrão, juntamente com a acupressão e a massagem dos meridianos, ou somente o tratamento padrão.

Para serem elegíveis para a participação, as crianças tinham que ter uma idade gestacional inferior a 34 semanas, uma idade de nascimento superior a sete dias e um intervalo de peso de 1.400 a 1.800 gramas, entre outros critérios.

O tratamento padrão para ambos os grupos incluíram observação minuciosa dos sinais vitais, banho diário e avaliação de peso, alimentação de três em três horas e outros métodos de rotina de cuidados para recém-nascidos prematuros.

Para os bebês designados para o grupo de acupressão e massagem, as intervenções foram realizadas três vezes por dia durante 15 minutos por sessão.

As sessões foram realizadas uma hora antes da alimentação.

Cada sessão envolveu acupressão de 3 pontos:

Zhongwan (VC12),

Zusanli (E36) e

Yongquan (R1),

Assim como a massagem abdominal, dos meridianos do baço e do estômago, e pressão dos pontos ao longo da espinha dorsal (meridiano da bexiga).

Segundo os pesquisadores, a massagem não causou sofrimento aos bebês e centrou-se nestes pontos de acupuntura específicos para promover o desenvolvimento físico e gastrointestinal.

As medidas finais para o presente estudo incluíram o peso de cada criança e o volume de leite ingerido, ambos os quais foram medidos e registrados diariamente.

Os resultados da pesquisa revelaram não haver diferença significativa na quantidade de leite consumido entre as massagens e os grupos de tratamento padrão.

No entanto, o ganho de peso médio diário do grupo da massagem foi significativamente maior do que o ganho de peso do grupo controle.

"Como resultado de nossas descobertas, concluímos que a acupressão e a massagem dos meridianos têm um efeito significativo sobre o ganho de peso em prematuros", disseram os autores do estudo.


Autores: Li-Li Chen, Yi-Chang Su, Chia-Hsien Su, Chih-Hung Lin e Hsien-Wen Kuo.


Fontes: Escola de Enfermagem da Faculdade de Medicina Chinesa, do Departamento de Enfermagem, Departamento de Pediatria e do Instituto de Saúde Ambiental, China Medical University, Taichung, Taiwan. Originalmente publicado no Journal of Clinical Nursing (2008) 17, 1174-1181.

Copiado e traduzido de: http://www.massagemag.com/

Nenhum comentário: