Um pouco sobre mim...

Minha foto

Sou alguém que se encanta pela vida no dia a dia, descobrindo sempre novas formas de agir, se melhorando e tentando melhorar o seu redor. Acreditando que a Luz está dentro de cada um e que ela deve iluminar sempre a caminhada. Tenho como intenção: fazer amigos, aperfeiçoar a vida, dedicar-me às boas obras, promover a verdade e reconhecer nos semelhantes meus irmãos de caminhada. Descobrindo sempre mais e mais de vários mundos: Mundos terapêuticos, ideais, sustentáveis, mágicos, de Paz...

12 de jan de 2018

Hatha Yoga no Tatuapé

Você tem interesse por Hatha Yoga? 
Sabe o que é? 
Vamos começar pela definição de Hatha: 
Ha significa Sol e é representado pelo Sol do seu corpo, a sua alma. 
Tha significa Lua, que representa a sua consciência, a sua mente. 
Então o Hatha Yoga é a busca do equilíbrio entre as forças solar e lunar, respectivamente masculina e feminina. Isto é conseguido através da união da mente com a alma.
Uma das características do Hatha Yoga é a plena atenção na ação. Ou seja, se você está fazendo um asana (postura física) deve estar totalmente presente em todas as fases, que são: entrada, permanência e saída. 
Se você está praticando um pranayama (exercício respiratório) deve-se estar com plena atenção à respiração.
Hatha Yoga é uma linha muito centrada no trabalho de corpo, dá-se muita atenção ao correto alinhamento corporal durante o asana. Com o alinhamento quebram-se padrões corporais, que quebram padrões emocionais, que quebram padrões comportamentais. 
Todas essas quebras de padrões se dão porque se o corpo físico está alinhado com precisão, nossa respiração está alinhada com a mesma precisão, então a mente, as emoções e os sentidos entram em equilíbrio. 
A medida que o praticante de Hatha Yoga progride, ele se torna consciente de como os sentidos, a mente e a respiração devem ser utilizados para alinhar o corpo. 
Quer entender melhor? 
É bem simples, o objetivo é fazer o asana com o máximo de inteligência e amor. 
Traga a inteligência da tua mente até a energia do teu coração e deixe que a união dos dois te guie.
Não existe uma idade certa para se começar, crianças podem e devem praticar (existem instrutores especializados em dar aulas para pequenos). 
Qualquer um pode fazer Hatha Yoga, não importa a idade ou sexo.

"Qualquer um pode fazer Hatha Yoga, não importa a idade ou sexo."



Não existe uma linha melhor ou pior, existe sim a linha na qual você se sente bem praticando - então é essa que você deve escolher. Mas é bom frisar que Hatha Yoga é uma atividade física, por isso consulte seu médico de confiança e peça um check-up antes de iniciar. 
Lembre-se: qualquer coisa que você esteja sentindo deve ser comunicada ao seu instrutor, para que ele adeque os asanas.

POSTURAS E MEDITAÇÃO

Já que você tem interesse pelo tema, vale saber mais sobre Tirumalai Krishnamacharya, que, de acordo com alguns estudiosos, influenciou ou talvez até tenha inventado o yoga que praticamos.
Krishnamacharya foi pioneiro em refinar posturas, otimizar a forma de colocá-las em sequência e em conferir valor terapêutico a asanas específicos. 
Ao combinar pranayama e asana, fez das posturas parte integrante do processo de meditação, ao invés de simplesmente um passo em sua direção. 
Vê-se sua influência, mais claramente, na ênfase que é dada a prática dos asanas - que hoje em dia é a marca da prática de yoga.
Foi Krishnamacharya quem transformou o Hatha Yoga, que antes era uma tendência obscura e estagnada do yoga, em sua corrente central. 
Seus quatro discípulos mais famosos são: Jois, Iyengar, Indra Devi e o filho dele T.K.V. Desikachar, que desempenharam um grande papel na popularização do yoga no ocidente.
No Espaço d'Luz e Paz temos a querida Marisol Lopes como instrutora!



copiado de http://www.personare.com.br/entenda-melhor-sobre-hatha-yoga-m390

Nenhum comentário: