Um pouco sobre mim...

Minha foto

Sou alguém que se encanta pela vida no dia a dia, descobrindo sempre novas formas de agir, se melhorando e tentando melhorar o seu redor. Acreditando que a Luz está dentro de cada um e que ela deve iluminar sempre a caminhada. Tenho como intenção: fazer amigos, aperfeiçoar a vida, dedicar-me às boas obras, promover a verdade e reconhecer nos semelhantes meus irmãos de caminhada. Descobrindo sempre mais e mais de vários mundos: Mundos terapêuticos, ideais, sustentáveis, mágicos, de Paz...

3 de jul de 2015

Moxabustão - como utilizar


Moxa em Casa 
Como obter o charuto de moxa?
Pode obter o charuto de moxa em casas que vendem produtos chineses.
Deve conservá-lo num lugar seco.

Como acendê-lo?
Deve acendê-lo com um isqueiro numa das extremidades, soprando para que toda a extremidade se torne incandescente e se consuma de forma regular.
Deverá retirar o papel externo que o envolve na ponta onde será colocado fogo para que a moxa esteja livre dos pigmentos de tinta desse papel.

Como se utiliza?
Depois de aceso, deve aproximá-la da área do corpo ou do ponto que pretende aquecer, mas mantendo uma distância de aproximadamente 3 a 5 cm.
O rolo deve ser colocado na perpendicular sobre o ponto.
O Calor deve penetrar de forma lenta e gradual, de modo a obter uma sensação agradável de Calor que penetra suavemente.
Quando a sensação de Calor começa a tornar-se intensa deve pressionar ligeiramente o ponto ou região, como quem empurra o Calor para o interior, afastando o charuto para de novo o voltar a colocar na posição inicial.
Não se deve deixar atingir uma sensação de queimadura, mas a região ou o ponto deve tender a ficar progressivamente mais quente.
O tempo necessário para obter esta sensação varia de pessoa para pessoa e depende do estado energético da região ou do ponto.
Em média são necessários 5 a 10 minutos para obter o resultado desejado.
Quanto mais lentamente o Calor penetrar, melhor o efeito que poderá obter: por isso deve aproximar e afastar de modo a não existir um aquecimento rápido e desagradável.

Como apagar?
Pode utilizar um apagador de moxa que poderá adquirir também em loja especializada ou apagar o charuto de moxa num cinzeiro.
Mas, para ter a certeza de que fica devidamente apagado, utilize uma tesoura para cortar a ponta queimada.

Contra indicações e cuidados especiais
Não deverá fazer moxa nas situações de plenitude-Calor (febre) e vazio de yin.
Não há contra indicação de uso de moxa durante a gravidez, mas não deve ser usada no baixo ventre e parte baixa da coluna vertebral.
Nas crianças com menos de 7 anos de idade devem tomar-se precauções especiais.
Nas pessoas com pele frágil ou perda de sensibilidade deve manter-se constante atenção ao aspecto e temperatura da pele para evitar queimaduras.
Já sabe como utilizar o charuto de moxa, agora precisa de saber quais as situações em que deve aplicá-lo.

José Faro, ESMTC. (Especialista de Medicina Tradicional Chinesa)

Nenhum comentário: