Um pouco sobre mim...

Minha foto

Sou alguém que se encanta pela vida no dia a dia, descobrindo sempre novas formas de agir, se melhorando e tentando melhorar o seu redor. Acreditando que a Luz está dentro de cada um e que ela deve iluminar sempre a caminhada. Tenho como intenção: fazer amigos, aperfeiçoar a vida, dedicar-me às boas obras, promover a verdade e reconhecer nos semelhantes meus irmãos de caminhada. Descobrindo sempre mais e mais de vários mundos: Mundos terapêuticos, ideais, sustentáveis, mágicos, de Paz...

5 de jun de 2014

ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DA GRIPE

O inverno traz aos consultórios um grande número de pacientes portadores de resfriado comum, que, para a Medicina Tradicional Chinesa, corresponde a uma inversão do vento externo, sendo vento-frio e vento-calor os tipos mais frequentes.

No vento-frio, o paciente pode apresentar aversão ao frio, normalmente sem febre alta ou baixa, tremores, dores pelo corpo, tosse moderada, coriza de aspecto branco, rigidez do pescoço, cefaleia. 
A língua não apresenta particularidades no início do quadro e o pulso é flutuante e atado. 
O tratamento com acupuntura expele o vento, dispersa o frio, restabelecendo a função de dispersão e descida do Qi do pulmão.

Na inversão vento-calor é encontrada outra condição frequente, cujos sintomas são aversão ao frio, transpiração, febre, coriza de aspecto amarelado, dores no corpo, tremores, tosse, dor na garganta, inflamação das amídalas, urina levemente escurecida, sede moderada. 
A língua se apresenta ligeiramente avermelhada nas laterais e na ponta, e o pulso rápido e flutuante.
Como tratamento, propõe-se expelir o Vento-Calor e restabelecer a dispersão e a descida do Qi do pulmão. 
Os pontos sugeridos são o IG4, IG11, TAS5, B12, B13, P11, VB20, VG14 e VG16.
copiado de http://www.acupunturista.net/content/treatment/486/acupuntura-no-tratamento-da-gripe/

Aqui as imagens para fazer Do-in (auto-massagem) para restabelecer o bem-estar:








Nenhum comentário: