26 de jun. de 2013

Acupuntura para as Emoções


Imagine sua vida sem todo o drama.
Não há mais altos e baixos extremos ou estresse debilitante. Você está emocionalmente equilibrado.
Como você se sente?
Saudável?
Forte?
Confiante?  
Livre?
Um estilo de acupuntura conhecida como Cinco Elementos se concentra em ajudar-nos a alcançar este tipo de equilíbrio emocional em nossas vidas.  
Ao compreender alguns dos princípios básicos da acupuntura dos Cinco Elementos, podemos resolver os padrões emocionais que nos impedem de ter esse equilíbrio.
Na teoria dos Cinco Elementos, a saúde emocional acontece quando há equilíbrio entre os cinco elementos naturais = Água, Madeira, Fogo, Terra e Metal.
Cada um destes cinco elementos está associado com uma emoção que incorpora as suas qualidades:
 
Água = medo
Madeira = raiva
Fogo = alegria
Terra = preocupação
Metal = dor

A raiva não é sempre ruim

Vamos dar o elemento Madeira como um exemplo da interação entre um elemento e sua respectiva emoção, neste caso a raiva.
Na natureza, a madeira abre o seu caminho para o mundo.  
Como uma semente abrigada na terra, rasga o solo e eleva o seu tronco para cima, contra a gravidade, a madeira se esforça para manter o crescimento em direção a luz do Sol.
Isso é uma coisa bonita.
Então, é a raiva quando é canalizada de forma adequada e equilibrada também é benéfica. 
No entanto, a raiva na sociedade moderna abriga uma conotação negativa.  
A Raiva dessa maneira como pensamos, não consegue captar as qualidades do elemento madeira, sendo que esse sentimento de impulso, vontade de romper e avançar é essencial.
Se a raiva é expressa de forma criativa, torna-se uma força de erupção saudável que nos permite fazer mudanças positivas em nossas vidas.  
Ela nos ajuda a transformar a compaixão em ação.  
Um elemento madeira equilibrado traduz o que nós geralmente pensamos como um ser construtivo.
O oposto disso, é claro, é destrutivo, o tipo de raiva que geralmente vem à mente quando ouvimos a palavra.  
Se a energia do elemento Madeira / raiva for muito forte (ou demasiadamente fraca), torna-se destrutivo para o seu entorno, causando estragos em seu estado emocional.

Não somos guiados por nossas emoções

As emoções de cada elemento possuem um contrapeso, um aspecto que mantém a emoção primária em equilíbrio dinâmico.  
Quando nos sentimos fora de equilíbrio emocional, se meditarmos sobre a emoção contrapeso da emoção dominante da forma como se expressa na natureza , isso pode ajudar-nos  a reformular o nosso estado de espírito.
Como eu mencionei, o contrapeso do tipo destrutivo da raiva é a compaixão.  

Aqui estão os contrapesos para as 5 emoções:
Raiva (Madeira) é contrabalançado pela Compaixão 
Euforia (Fogo) é contrabalançada pela Tristeza
Preocupação (Terra) é contrabalançada pela Simpatia
Dor (Metal) é contrabalançada pelo Respeito
Medo (Água) é contrabalançado pela Confiança
 
A Alegria expressa a centelha que acende no escuro.  
Quando há pouca alegria, nosso elemento fogo não pode subir, causando tristeza e a depressão pode ocorrer.  
Na outra extremidade do espectro, a alegria excessiva, sem contrabalançar com a tristeza, pode ser problemático, às vezes levando a bipolaridade ou manias.  

Na perspectiva da Acupuntura, o objetivo é sempre o equilíbrio, ter muita alegria é tão preocupante como não tê-la.
A Simpatia que contrabalança a emoção Preocupação do elemento Terra significa dar alimento onde está faltando.
É um abraço que traz o conforto e restaura a paz.  
Quando o elemento Terra está desequilibrado, a Preocupação/reflexão  pode ocorrer, assim como a incapacidade de dar e receber Simpatia.
A Tristeza é o sentimento de perda que se sentiu quando, como as arestas duras afiadas do metal, algo que é cortado para longe de nós contra os nossos desejos.  
Para garantir o equilíbrio do elemento Metal, temos de encontrar o Respeito dentro de nós mesmos, para prosseguir afastados daquilo que perdemos, bem como a resgatar a força metálica que ainda possuimos.
Como a Água, o que naturalmente desce, o Medo é o sentimento de afundamento frente a um futuro sombrio.  
O medo faz com que ocorra a resistência, porque não temos certeza sobre o que estava por vir.  
A Confiança resolve o sentimento de Medo, lembrando-nos de que podemos nos mover fluidamente em torno dos obstáculos e eventualmente sobrepujá-los.
Ao contrário da crença popular, não somos guiados por nossas emoções.  
Ao nos tornarmos conscientes das nossas tendências emocionais e focarmos em  seus contrapesos, quando necessário, poderemos alcançar a independência emocional e a maturidade.

texto de George Monkhouse (http://acutakehealth.com/acupuncture-for-the-emotions)

Ponto PC6 - Acupuntura, Do-in, Moxa

O ponto PC6  - Pericárdio 6 também conhecido como Neiguan (nome Chinês), passagem interna (tradução Inglês), está localizado no interior do punho.  
É cerca de duas larguras do dedão (2 cuns) acima da prega do punho, entre os tendões palmar longo e flexor radial do carpo (ver imagem abaixo).
Quando agulhado, esse ponto (PC6) pode produzir um choque semelhante sensação suave que se estende para baixo nos dedos. Isso geralmente desaparece após o de qi inicial, mas muitas pessoas relatam sentir uma sensação de vibração contínua, enquanto a agulha é mantida. Isto acontece por que o nervo mediano está diretamente abaixo desse local. 
 
O ponto PC6 (Pericárdio 6) é o ponto escolhido por duas razões principais: náuseas e área de desconforto no peito (aspectos emocionais).

A função mais conhecida desse ponto é aliviar náuseas.
O PC6 (Pericárdio 6) é apropriado para todos os tipos de náuseas, causadas pela doença de movimento, gravidez, estresse, ansiedade e intoxicação alimentar.
É também utilizado para náuseas como um efeito colateral da quimioterapia e da radioterapia, um dos poucos casos em que a medicina ocidental geralmente admite a acupuntura como sendo eficaz. O PC6 (Pericárdio 6) está incluído em muitos dos ensaios clínicos que olham para acupuntura para este uso.
Por causa de sua capacidade de acalmar o estômago, esse ponto também é usado quando alguém se queixa de vômito, soluços excessivos ou borborigmo (estômago barulhento), dor abdominal ou  distensão.
O PC6 (Pericárdio 6) é um ponto de fácil acesso para aplicar o Do-in, o que o torna muito útil para aqueles momentos desconfortáveis ​​quando seu estômago começa a girar em público.  
Basta aplicar uma pressão firme na área acima de seu pulso.  
Para se certificar de que você estará tendo resultado, coloque todo o seu polegar em toda a largura do pulso interno, apoiando a parte de trás do pulso com os outros dedos.

A outra indicação para o PC¨(Pericárdio 6) é a dor ou aperto no peito, incluindo palpitações cardíacas, falta de ar, e os sentimentos de nervosismo.
 
Antes de irmos adiante, vamos ser claros:  
Se você tem dor no peito, sua primeira parada deve ser no Cardiologista ou Pronto-Socorro e não no acupunturista
Só depois que os problemas cardíacos são descartados  você pode começar a pensar sobre o PC6 ( Pericárdio 6) como uma terapia para os sintomas na área do peito.
O meridiano do Pericárdio começa no peito, com o primeiro ponto do meridiano saindo do lado de fora do mamilo (ver imagem à esquerda).  
Os pontos que caem mais abaixo do canal são usadas para afetar a extremidade inicial do canal. O ponto PC6 (Pericárdio 6) é considerado o ponto mais forte ao longo do canal do Pericárdio para influenciar a região do peito.
Este é um ponto bastante utilizado para reduzir a ansiedade, quando é acompanhada por palpitações ou falta de ar.
Apertando o ponto PC6 (Pericárdio 6)  ao fazer algumas respirações profundas me ajudou a passar por alguns momentos de tensão.
O PC6 (Pericárdio 6) por ter efeito sobre a ansiedade também faz com que seja um ponto popular para reduzir a insônia. 
A Insônia na acupuntura é geralmente considerada como um desequilíbrio no sistema do Coração, e o canal do Pericárdio afeta indiretamente as doenças do coração.
Uma vez que muitas pessoas têm insônia devido à ansiedade, o ponto PC6 (Pericárdio 6) é uma escolha sensata.
Tente isso da próxima vez que você estiver tentando dormir.

By Sara Calabro (http://acutakehealth.com/why-are-you-doing-that-point-pericardium-6)

13 Maneiras como a Acupuntura pode mudar sua vida


A Acupuntura ajuda-nos a ver o mundo de forma diferente, com mais esperança, abertura, a intenção, gratidão, compaixão, paciência e clareza.  
Ao fazê-lo, essa visão nos transforma.
Aqui estão 13 maneiras específicas em que a acupuntura pode mudar sua vida.




1. Ela vai abrir sua mente.

A Acupuntura nos obriga a pensar sobre a saúde de maneira totalmente nova.  
Apesar dos esforços de muitos para encontrar uma similaridade, não há equivalente biomédico para qi ou para os meridianos energéticos.  
Acupuntura irá transformar as principais crenças médicas em sua cabeça.
Ele vai lembrar-lhe de que existem várias maneiras de ver o mundo e de tratar-se.



2. Ela vai fazer você menos estressado.

A Acupuntura irá removê-lo do estado perpétuo de estresse em que muitos de nós nos encontramos. Acalmando o sistema nervoso, a acupuntura vai ajudar você a se sentir menos afetado pela tensão e melhor equipado para gerir os aspectos estressantes da vida.

3. Ela vai inspirá-lo a sair mais.

  Na teoria da Medicina Tradicional Chinesa, a qual pertence a técnica de acupuntura, os seres humanos são vistos como microcosmos do mundo natural (macro) que os rodeia. Coisas como fator climático (vento, frio, calor) e mudanças sazonais (estações do ano - primavera, verão, etc) são significativas para os diagnósticos e planos de tratamento com a acupuntura.  
Quando você começar a pensar sobre a sua saúde, desta forma, perceberá a íntima relação que os humanos têm com a natureza, que inspira o desejo de sair e entrar em comunhão com o seu habitat natural.

4. Ela vai te dar mais energia.

Embora seja comum encontrar-se um pouco atordoado, feliz  e em um estado de relaxamento imediatamente após o tratamento com acupuntura, o efeito  posterior é, geralmente, o aumento da energia.  
Muitas pessoas relatam ter mais energia nas horas, dias e até mesmo semanas após o tratamento com acupuntura.  
Você poderá notar que após o almoço, sentir-se-á mais motivado para ir para a academia, ou apenas sentirá  um pouco mais de disposição.

5. Ela vai limpar sua cabeça.

Além do aumento da energia física que se segue, muitas pessoas notam melhora na clareza mental após a sessão de acupuntura.  
Elas são capazes de tomar decisões mais rápidas, com maior confiança.  
Elas se sentem mais motivadas e firmes sobre a luta contra os itens mais complicados suas listas de afazeres.
É como se as teias de aranha mentais fossem removidas.  

6. Ela irá permitir que você faça uma pausa.

A Acupuntura analisa a forma como os desequilíbrios principais afetam todo o sistema.
Isto significa que quando uma coisa está fora do lugar, ela pode afetá-lo de várias maneiras.
A Acupuntura amplia sua consciência das coisas que potencialmente podem influenciar na sua saúde física e emocional.
Isso, espero, irá ajudá-lo a ser um pouco mais gentil com você mesmo.


7. Ela irá ajudá-lo a dormir.

A insônia é uma das queixas mais comuns e a acupuntura pode ser altamente eficaz em resolvê-la. Mas, mesmo em pessoas que não reconhecem ou mencionam o sono como um problema, a acupuntura tem uma tendência a produzir mais noites repousantes. Isso muitas vezes passa despercebida até perguntado sobre uma visita de acompanhamento. Muitos acupunturistas ouvir esse refrão várias vezes por dia:. "Sabe, agora que você mencionou, eu tenho dormido muito melhor desde que comecei a vir para a acupuntura"

8.
Ela vai fazê-lo pensar de forma diferente sobre o alimento.

A acupuntura vai dar uma perspectiva interessante para suas escolhas alimentares.  
Na acupuntura, os alimentos muitas vezes são pensados ​​em termos de temperatura. Algumas pessoas, por causa de suas constituições ou desequilíbrios, precisam de alimentos que tragam o aquecimento enquanto outros precisam de alimentos frescos (crus, frios).
E isso pode mudar significativamente com base nas estações do ano.
Todo mundo é diferente.
A Teoria dietética da Acupuntura lança luz sobre por que algumas pessoas podem comer certos alimentos e se sentirem afetados, enquanto outros não podem sequer olhar em sua direção.

9. Ela irá ajudá-lo a aceitar a mudança.

A medicina convencional nos obriga a pensar em termos absolutos, de rotular as coisas boas ou más, preto ou branco.  
Nós estamos doentes ou que estamos saudáveis.  
Nossos números são muito altos ou muito baixos.  
Estamos felizes ou estamos deprimidos.  
No entanto, entre estes dois extremos, existem mudanças sutis, mas significativa ocorrendo. A acupuntura trabalha nesta área cinzenta e ensina-nos a refletir sobre as pequenas mudanças que acontecem dentro e ao nosso redor de nós o tempo todo.  
Na acupuntura, isso é progresso.
Falta de vontade de aceitar a mudança é uma enorme fonte de estresse e ansiedade para muitas pessoas.  
Através da reformulação da mudança como um marcador de progresso ao invés de algo para se ter medo, você vai aprender a amá-la.

10. Ela vai te dar assunto para falar em festas.

A acupuntura é um prazer para todos!  
Da próxima vez que você estiver se sentindo estranho ou entediado em uma reunião social, mencione que recentemente recebeu uma sessão de acupuntura.  
Você vai ser uma sensação instantânea.  
As pessoas adoram aprender sobre acupuntura.  
Doeu?  
As pessoas também adoram compartilhar suas próprias experiências de acupuntura, por isso é uma maneira rápida para encontrar um tema em comum e fazer novos amigos.

11.
Ela vai fazer você ser mais calmo

Temos atualmente muitas inovações na tecnologia.
Ficamos cobiçando ferramentas brilhantes que prometem fazer-nos melhor.  
A Tecnologia, pode ser realmente incrível, mas acostuma-nos a soluções rápidas e a um discurso perpetuo de: "eu quero agora". Isso cria a síndrome da impaciência crônica.
A Acupuntura pode nos ajudar a combater esta situação.
A acupuntura é um processo contínuo que requer um de tempo de investigação e disposição para abrir mão de nosso desejo de gratificação instantânea.  
Ela vai fazer você uma pessoa mais paciente.


12. Ela vai fazer você ser uma pessoa corajosa.

Nem sempre é fácil abraçar e tratar-se com a acupuntura.  
A maioria dos médicos, bem como alguns familiares, amigos e colegas, podem lhe dizer que a medicina alopática é a única forma aceitável de promover a saúde.  
O bombardeio constante de propaganda farmacêutica é difícil de ignorar.  
É preciso coragem para ir contra a corrente.
A Acupuntura, embora cada vez mais popular, ainda não é a norma. Ela requer um compromisso consciente para entender a nós mesmos de uma maneira que a maioria evita. Este é o caminho mais difícil para a própria saúde, mas também, o mais gratificante.

13. Ela vai fazer você acreditar em si mesmo.

A ideia motriz por trás da acupuntura é que já estamos na posse de tudo o que precisamos para estar bem.  
A Acupuntura não adiciona ou subtrai nada.  
Pelo contrário, ela leva o corpo a fazer o que ele já sabe fazer.  
Ela lembra que você tem o poder de curar-se.
Isso não significa que as intervenções externas, tais como fármacos ou cirurgia devam ser sempre evitados, em muitos casos, estas são medidas de necessárias para preservar a vida.
Mas isso não significa se tornar mais saudável, isso significa estar dentro do seu controle. Quando se trata de melhorar a nossa saúde física e emocional, a maioria de nós é capaz de muito mais do que pensa.  
Usando uma terapia como a acupuntura, que abraça ao invés de ignorar a nossa capacidade inata de cura, você está fazendo uma declaração de que você acredita em si mesmo.

Texto de  Sara Calabro (http://acutakehealth.com/13-ways-acupuncture-can-change-your-life-in-2013) 

25 de jun. de 2013

Energização - Saiba como harmonizar a sua casa e se livrar das energias negativas


24.02.2011

Energização

Quem é que nunca entrou numa casa, num cômodo ou num comércio e sentiu como se o "ar" estivesse pesado? Isso tem uma explicação: energia!
Isso mesmo, quando a energia não circula pelo ambiente de forma suave e equilibrada, alguns sintomas são sentidos pelos moradores ou visitantes da casa. Mas quando os moradores não possuem atitudes e pensamentos tranquilos e harmoniosos, essas ocorrências desgastam a energia e essas situações ficam energeticamente "grudadas como fotografias" nas paredes da casa, enviando sempre uma energia ruim aos habitantes do lugar e tornando os ambientes carregados.
A falta de energia ou a influência de energia nociva pode ser manifestada no corpo de várias formas:
-Memória falha (dá "branco"), cansaço físico, o sono não-reparador, ocorrência de doenças degenerativas e psicossomáticas.
-O talento individual não aparece, acontece a apatia ou o medo constante, aumenta a competitividade, a desconfiança, o individualismo e a agressividade.
-A prosperidade não acontece e a vida fica sem brilho e sem graça.
A seguir estão descritas algumas dicas de atitudes para melhorar a energia individual e a da casa através da mudança comportamental dos moradores:

-Brigas, discussões, choques emocionais, raiva intensa esgotam as energias, assim como ressentimentos e mágoas mantidos por vários anos seguidos.
-Medo e culpa também gastam energia e a ansiedade descompassa a vida.
-Tudo isso impede a alegria e felicidade de entrar em sua vida.
-A melhor limpeza é a mental, através do perdão sincero, que solta ressentimentos, mágoas e culpas. Isso nos deixa livre para podermos olhar para frente.
-Relacionamento amoroso que acabou: pode ter sido lindo, maravilhoso, mas acabou. 
Deixe um novo amor entrar em seu coração. 
Para que isso aconteça, é necessário limpar suas emoções e também retirar objetos de decoração que tragam lembranças da pessoa. 
Com certeza, sua casa e, consequentemente, você ficará mais leve e solta.
-Vivendo do passado: algumas pessoas guardam com carinho os bons momentos familiares, profissionais e amorosos. 
Não há nada de errado em manter essas lembranças, no entanto, é preciso ter cuidado com o exagero. 
O saudosista fica vivendo na lembrança daquilo que foi bom e deixa que o tempo presente passe sem ter feito nada. 
Os bons momentos devem ser preservados, mas elimine o excesso para permitir que o momento presente também tenha chance de ser bom.
-Sendo o que não é: gastamos muita energia e estamos sempre desconfiados quando mentimos... 
Somos educados para desempenhar vários papéis, usamos várias máscaras, mas somente quando somos verdadeiros, nos aceitando e nos respeitando como somos a vida passa a fluir e as realizações acontecem de maneira natural.

-Preocupação excessiva com o outro: vivemos em sociedade, mas é preciso saber os nossos limites e assumir nossa individualidade. 
Esse equilíbrio nos resguarda energeticamente e nos recarrega. 
Quem se preocupa demais com o outro, sofrendo seus problemas e interferindo em sua vida acaba não tendo energia para construir sua própria. 
Além do desgaste, a recompensa será frustrante, por ver, talvez tarde demais, que a vida passou e não viveu.
Bugigangas e bagunça...
Tudo deve ter uma utilidade, caso contrário será acúmulo inútil de energia. 
Jogue fora tudo que não presta. 
Faça uma limpeza geral. 
Organize a bagunça. 
Ponha ordem na casa e na sua vida. 

A bagunça é inimiga da prosperidade. 
Livre-se dela e tudo parecerá e será mais fácil! 
É incrível como eliminar a bagunça e o excesso abre espaço na sua vida para chegar o novo.
Deixe a natureza invadir a casa

Luz natural e circulação de ar: faça-os chegar a todos os cômodos. 
Plantas: os vegetais são nossos aliados e atuam com eficiência na elevação do psiquismo.
Coloque músicas alegres, cante, dance e deixe que os sentimentos positivos, como a amizade, o amor, a confiança, o desprendimento, a solidariedade, a autoestima, a alegria e o bom-humor recarreguem as suas energias e do lugar onde vive.

Agradecimento - A terapeuta holística Mirhyam Conde Canto escreve periodicamente no site da Ana Maria Braga. E você também pode entrar em contato com ela, por meio dos blogs www.mirhyamcanto.blogspot.com e www.espacodluzepaz.blogspot.com e e-mail mirhyamcanto@uol.com.br ou telefones (11) 2296-9255 ou (11) 98489-3858.
texto publicado em http://anamariabraga.globo.com/canais/Zen/energizacao.html

Harmonização de Ambientes - Soluções simples para atrair sucesso, prosperidade, harmonia e mais

Quem é que não gosta de ter harmonia, prosperidade, saúde e sucesso?
Para atrair esses e outros benefícios, você pode se valer da harmonização da casa ou escritório.
Algumas soluções para harmonização é a utilização de determinados objetos decorativos em locais específicos da casa ou escritório.
Ao colocar esses objetos no ambiente, a energia será ativada e conduzida de uma forma melhor, desenvolvendo os nove aspectos da vida: trabalho, amizades, criatividade, relacionamentos, sucesso, prosperidade, família, espiritualidade e saúde.

Cores
Uma das ferramentas mais poderosas para harmonizar locais é o uso da cor.
Elas afetam o nosso humor, saúde, criatividade, intuição, sensação (frio, calor, aconchego), estimulam o apetite e o consumo.
Em termos de paisagismo, pequenas mudanças podem fazer a diferença.
Paredes com texturas ou cores contrastantes com a vegetação valorizam o ambiente, subjetivamente criam histórias, cenografias e fazem meditar num processo de pura magia.

Vamos a elas:

Vermelho: cor especial e de boa sorte.
Púrpura: cor auspiciosa, diz-se que inspira respeito.
Amarelo: relação com o sol, tolerância, paciência.
Verde: tranquilidade, equilíbrio, esperança e frescor.
Azul: associada com a madeira, simboliza novo crescimento e esperança.
(Muito bom em tom claro para quarto).
Preto: para os chineses simboliza sucesso, qualquer cor escura, dá uma sensação de profundidade tanto nos sentimentos, quanto na perspectiva.
Laranja: é a mistura de vermelho (felicidade) e amarelo (poder).
Caramelo: café com leite, sucesso segundo a filosofia chinesa.

Espelhos

Espelhos ajudam a corrigir vários problemas, aumentando salas, ampliando a luz existente, criando proteção, fazendo desaparecer paredes ou duplicando janelas e paisagens.
Eles ativam, intensificam e fazem circular a energia.
Deve ser evitado o uso de espelhos manchados, trincados, rachados, espelhos que distorcem ou cortam as imagens.
Sabendo usar os espelhos, com cautela e nos seus devidos lugares, podemos trazer muita energia para dentro dos ambientes.

Iluminação
Iluminação é sempre uma forma fácil e rápida de trazer energia adicional para a área, com o seu calor e luz.
Estão incluídas a iluminação elétrica, óleo, velas e a luz natural do sol.
Excelente fonte de calor e luz é a lareira.

Cristais

A colocação de luzes e cristais na entrada principal tem ajudado muito vários negócios.
Os cristais multifacetados austríacos (esferas) possuem diâmetros que variam de 20mm a 100mm.
Devem ser pendurados a 9cm (ou uma medida múltipla de 9).
Esses cristais são ótimos para equilibrar a energia que se move rapidamente ou lentamente, tanto dispersam a energia muito violenta como ativam a preguiçosa.

Sinos de vento

Para chamar a energia, colocamos os harmoniosos sinos de vento e os instrumentos musicais.
Para intensificar a energia positiva em todas as áreas, podemos utilizar músicas suaves, calmas, com sons de natureza como oceanos, rios, pássaros, água corrente, entre outros.

Seres vivos

Plantas e flores: além de simbolizarem natureza e crescimento, também são agentes condutores da energia em todo o ambiente.
As plantas naturais não só trazem força vital para um ambiente, mas, ao mesmo tempo, purificam-no, ajudando a diminuir os efeitos da contaminação e de numerosos produtos e substâncias tóxicas que estão presentes em nossas casas e escritórios.
Flores multicoloridas ajudam a criar um ambiente favorável e, dispostas em vasos com água, cuidadas diariamente, são responsáveis pelo acréscimo de energia de acordo com suas cores:

-Amarelo: trabalha o poder;
-Branco: trabalha a paz;
-Rosa: trabalha a energia do amor;
-Vermelho: trabalha a força e a paixão;
-Azul: trabalha a tranquilidade; e
-Lilás, violeta e roxo: trabalham com a transformação das energias presentes.

Procure utilizá-las junto ao hall de entrada, se houver espaço disponível, nas salas de estar e jantar, trabalhando em áreas comuns a todos os moradores da casa, para que todos possam receber a energia auspiciosa caracterizada pela presença das flores no ambiente.
Plantas artificiais e flores de seda são substitutas eficazes em ambientes fechados, mas devem sempre ser limpas, para não acumularem poeira e estagnar a energia.





Evite: flores desidratadas com aparência envelhecida e/ou empoeiradas; flores de plástico com aspecto rústico, flores murchas ou queimadas.
Determine, ao dispor os vasos no ambiente, que estas flores estarão trazendo para sua casa a vibração de suas cores e aromas, criando uma atmosfera de luz e vibração que se estende a todos os moradores da casa.

Significado de algumas árvores, plantas e flores:
Acácia: estabilidade
Arruda: proteção
Bambu: sorte e prosperidade
Bananeira: prosperidade e fertilidade
Bromélia: proteção e dinheiro
Cânfora: saúde
Cerejeira: amor e conhecimento
Coqueiro: proteção e purificação
Crisântemo: proteção
Fortuna: proteção e prosperidade
Jasmim: dinheiro e amizade
Laranjeira: dinheiro
Lírio: proteção
Macieira: amor e imortalidade
Mamoeiro: proteção
Orquídea: amor e paciência
Pereira: longevidade
Pessegueiro: amizade e felicidade
Pinheiro: longevidade e dinheiro
Romã: dinheiro e energia positiva
Rosa: sorte, amor e beleza
Salgueiro: proteção
Tangerina: prosperidade
Tulipa: prosperidade
Violeta: sorte, proteção e paz

Objetos da natureza

São os cristais, as pedras, as conchas e o incenso.
São objetos que não requerem cuidados e manutenção ativa.

Formas de água

Fontes e cascatas são excelentes para movimentar e estimular a energia.
Proporcionam um descanso para os olhos e ouvidos.
A água na cultura oriental é sinônimo de dinheiro.
Assim, quando não podemos visualizar a água na natureza, devemos usar fontes ou aquários para despertar a energia nutritiva e atrativa de dinheiro.

Móbile, bandeira ou cata-vento

Estimulam a circulação da energia e desviam a força opressiva de ruas e corredores longos. São ótimos para atrair a energia positiva.

Inverno - Dicas de atitudes e alimentos para curtir a estação mais fria do ano


 Canais > Zen > Inverno
25.06.2010

Inverno

.

Não tem como negar, no inverno dá uma preguiça de sair da cama, de enfrentar o "mundo lá fora"... a gente quer ficar em casa, comer coisinhas gostosas e quentinhas e curtir o silêncio...
Pois saiba que, segundo as tradições orientais, o inverno é o momento de contato com as nossas profundezas, com a nossa alma, é hora de observarmos e aprendermos com os valores espirituais. 
O inverno é a fase do armazenamento, do desenvolvimento interno, da introspecção, do silêncio, da escuta...
Por isso, no inverno, a regra é:
Seguir o movimento de introspecção. 
Deixar o nosso mundo interior se desenvolver e as atitudes externas se manifestarão na medida do necessário para a preservação das nossas conquistas.
O silêncio é bem-vindo e deve ser observado. 
Fique mais consigo mesmo, ouça mais a batida do próprio coração. 
É o momento de deixar o corpo mais quieto.
Dormir mais cedo e acordar mais tarde. 
É tempo do repouso para que o corpo renasça vigoroso na próxima primavera.
Ficar mais em casa, arrumar as gavetas, colocar ordem em seus guardados, na própria vida, nos sentimentos, nas lembranças...
O que comer no inverno?
Proteínas animais: carnes, aves, peixes, frutos do mar, cordeiro e porco.
Hortaliças: só aquecidas ou em sopa, com a adição de temperos de natureza morna ou quente.
Cereais e leguminosas: arroz (branco ou integral), milho, massa (farinha branca ou integral) e feijões.
Raízes e tubérculos: aipim, inhame, batatas, cenoura e beterraba cozidas.
Chás: lótus, artemísia, dente de leão, café, ginseng, cravo, canela, capim-limão e erva-doce.
Temperos: mornos e quentes devem estar presentes diariamente para ajudar a circular a energia. Pimentas de todos os tipos, alho, alho-poró, cebola, noz-moscada, gengibre, coentro, salsa, cebolinha e curry devem ser mais usados no preparo das carnes, das sopas e dos cozidos.
Evitar: ingerir alimentos com muita água e de temperatura fria. Semente de gergelim preto, mostarda e papoula.
Agradecimento - A terapeuta holística Mirhyam Conde Canto escreve periodicamente no site da Ana Maria Braga. E você também pode entrar em contato com ela, por meio dos blogs www.mirhyamcanto.blogspot.com e www.espacodluzepaz.blogspot.com e e-mail mirhyamcanto@uol.com.br ou telefones (11) 2296-9255 ou (11) 98489-3858.
Publicado em http://anamariabraga.globo.com/canais/Zen/inverno-1.html

Do-in - Aprenda esta técnica milenar chinesa que alivia as dores de cabeça

03.05.2010

Do-in

.

Acupressão, também chamada de Do-in quando a própria pessoa se aplica e Shiatsu quando uma pessoa faz em outra, é uma técnica de cura muito antiga que se originou na China. Hoje, essa técnica terapêutica ganhou reconhecimento em todo o mundo através da Medicina Alternativa atuando em uma gama de doenças.
Sendo uma antiga técnica de cura, a acupressão granjeou imensa popularidade e aceitação em todo o mundo, proporcionando alívio nas diversas condições de saúde. É frequentemente considerada como uma variação da técnica de acupuntura, pois se baseia nos mesmos princípios.
A acupressão e a acupuntura trabalham estimulando determinados pontos de pressão específicos localizados em diferentes regiões do corpo. A estimulação desses pontos de pressão é usada para melhorar a resposta do corpo a uma série de condições de saúde. A única diferença entre ambos é que, em acupuntura, os pontos são estimulados com a ajuda de agulhas, enquanto que na acupressão, os dedos, cotovelos ou alguns dispositivos especiais, como bolas de acupressão e tapetes, são utilizados para esta finalidade.
De acordo com as antigas práticas chinesas de acupressão e acupuntura, há mais de mil pontos de pressão em nosso corpo, que estão localizados nos meridianos. Meridianos são linhas imaginárias através das quais o fluxo de energia vital circula. Qualquer obstrução a esse fluxo é associada com diferentes doenças. Assim, a estimulação dos pontos de acupuntura pode melhorar o fluxo de energia através dos meridianos e assim fornecer alívio a diversas doenças, incluindo as dores de cabeça.
A dor de cabeça pode ser um sintoma presente em numerosos problemas de saúde e também pode ser associada com tensão, estresse e fadiga.
A acupressão pode proporcionar alívio significativo à dor de cabeça, estimulando determinados pontos específicos, chamados VB20, IG4 e F3.

O ponto VB20 está localizado na base do crânio. A estimulação desse ponto pode aliviar a dor sentida na região das têmporas e nos lados da cabeça. Você pode aplicar pressão direta sobre este ponto com o dedo durante 2 ou 3 minutos ou massagear a área gentilmente.
 

O ponto IG4 está localizado na depressão entre o polegar e o dedo indicador. Use o polegar da outra mão para pressionar este ponto por cerca de 2 a 3 minutos. Em seguida, massageie suavemente a área com movimentos suaves em direção ao punho por mais 2 minutos. Este ponto pode ser muito eficaz também para dor de dente e sinusite.
É preciso também tomar cuidado para não estimular alguns pontos em determinadas condições, como, por exemplo, o IG4 não deve ser estimulado em mulheres grávidas, pois a estimulação deste ponto é conhecida por induzir as contrações uterinas e, consequentemente, pode levar ao parto prematuro.

O ponto F3 está localizado no pé, entre o dedão e o 2º dedo. A estimulação deste ponto pode aliviar a dor atrás dos olhos.



Além destes pontos, a pressão ou massagem suave nas têmporas, e nos cantos internos das sobrancelhas também pode proporcionar alívio da dor.


Outro ponto de pressão eficaz é aquele entre ambas as sobrancelhas e a ponta do nariz. Você pode sentir uma ligeira depressão nessa área. Massageie este ponto pressionando para cima por cerca de 1 a 2 minutos.

É aconselhável seguir a orientação de um profissional em acupressão ou acupuntura para ajudá-lo a localizar os pontos na primeira vez.
Agradecimento - A terapeuta holística Mirhyam Conde Canto escreve periodicamente no site da Ana Maria Braga. E você também pode entrar em contato com ela, por meio dos blogs www.mirhyamcanto.blogspot.com e www.espacodluzepaz.blogspot.com e e-mail mirhyamcanto@uol.com.br ou telefones (11) 2296-9255 ou (11)98489-3858.
publicado em http://anamariabraga.globo.com/canais/Zen/do-in-1.html

Entenda a acupuntura e aprenda a estimular alguns pontos que ajudam no emagrecimento


A acupuntura é um tipo de tratamento da Medicina Tradicional Chinesa (MTC).
Sua ação é através de estímulos dos pontos de energia dos meridianos.
Existem várias maneiras de estimular os pontos, através de:

1- Agulha, Stipers (Estimulo Permanente - sem agulhas) , sementes
2- Temperatura - Moxa, infravermelho
3- Sucção - ventosa
4- Pressão - Shiatsu, Acupressão (Do-in = auto-massagem)
5- Ultra-som
6- Estimulação cutânea (alho, gengibre)
7- Raio luminoso - raio laser, cromoterapia
8- Eletricidade - Eletro-acupuntura
9- Campo de energia - Reiki, Radiônica

Suas origens remontam à antiguidade, sendo encontrados escritos chineses de mais de 3000 anos, onde eram referidas curas de moléstias crônicas em soldados que haviam sido feridos por flechas.
Há mais de 2500 anos o livro clássico da MTC (Medicina Tradicional Chinesa) Huang Di Nei Jing já discutia um sistema completo de Medicina incluindo anatomia, fisiologia, etiologia, patologia, diagnósticos, acupuntura, massagem, Qi Gong, fitoterapia e muito mais...
Para os antigos mestres chineses as forças vitais do corpo (ki) circulam pelos canais energéticos (também chamados de Meridianos).
Todo e qualquer obstáculo ao fluxo resulta em doença.
As agulhas (ou os variados tipos de estímulos nos pontos energéticos) servem para desobstruir o fluxo (caminho) do Ki (energia).
Simbólica, a cultura oriental, afirma que os movimentos do Tao são uma contínua interação entre os opostos.
Tudo o que existe apresenta uma polaridade.
Nada é só YIN ou só YANG.
Nada é só positivo ou negativo.
As forças antagônicas são complementares e necessárias.
Desta forma, o funcionamento do indivíduo, como do Universo, depende do movimento equilibrado e da harmonia entre as polaridades.
O processo de vida é visto como algo dinâmico, não possuindo condições estáticas, estando em constante movimento e evolução.
No Su Wen, livro básico da Medicina Chinesa, destaca-se diagramas cuja tradução é a seguinte:
"O céu é o acúmulo de YANG, a terra é o acúmulo de YIN.
O fogo é YANG, a água é YIN.
YANG é a agitação, YIN é a serenidade.
O céu e o Sol são YANG, a terra e a Lua são YIN.
Dentro do YANG existe o YIN, dentro do YIN existe o YANG."


O predomínio da energia YANG está: no dia, na primavera e no verão, no masculino, no calor, na luz, na extroversão, no movimento, na força, no exterior, no tônico.
O predomínio da energia YIN está: na noite, no outono e inverno, no feminino, no frio, no escuro, na introversão, na quietude, na fraqueza, no interior, no flácido.

As mulheres são essencialmente YIN, mas todas trazem em si um lado masculino, que é YANG, umas mais e outras menos.
Não há conflito ou disputa entre preto e branco, feminino e masculino, mas sim a complementação de um pelo outro.
Isso mostra que um só faz sentido ao lado do outro, um só existe porque o outro também existe.
Todos nós temos nosso lado YIN e nosso lado YANG; como não há noite sem dia, ódio sem amor e claridade sem escuridão.
Em nossos corpos e temperamentos espelham-se os nossos predomínios YIN e YANG, que podem variar durante a vida.

No atendimento, normalmente, escolhemos de um a dez pontos.
De acordo com esses princípios, as aplicações proporcionam o re-equilíbrio energético do organismo, melhorando as funções dos meridianos e órgãos correspondentes.
Das dez agulhas, utilizo geralmente 3 para harmonizar o aspecto emocional do paciente. Pois muito dos problemas físicos tem início ou são desencadeados por desarmonias emocionais.
O efeito da acupuntura se divide em imediato (elimina a dor) e prolongado (desbloqueio energético, desinflamação, harmonização do emocional, recuperação do equilíbrio energético).
A frequência dos atendimentos, segundo a MTC, é de uma sessão semanal, em geral, num total de dez atendimentos, tempo necessário para a harmonização e fortalecimento da energia vital do indivíduo.
A duração do tratamento dependerá do tipo de patologia e tempo de instalação da doença. Doenças crônicas têm o tratamento mais prolongado e as doenças degenerativas, como por exemplo, a artrose, não terão o quadro revertido, mas os pacientes ganharão muito com o alívio das dores e na melhora da qualidade de vida.
Em casos mais agudos, como, por exemplo, dores musculares, pode-se fazer de dois a três atendimentos semanais, na fase inicial do tratamento, após esse período as aplicações podem, então, espaçar-se.
O atendimento é realizado com agulhas aplicadas nos pontos escolhidos (agulhas descartáveis e de uso único) e o paciente repousa por cerca de 30 minutos, ao som de música relaxante.
Para complementar o tratamento pode ser associada outras técnicas, como auriculoterapia, spiral taping (esparadrapoterapia) ou moxabustão.