29 de mar. de 2012

A massagem e o tratamento da ansiedade

O Touch Research Institute de Miami, EUA, já realizou mais de 100 estudos sobre os efeitos positivos da massagem em várias condições de saúde.
Muitos destes estudos mostraram como a massagem foi capaz de reduzir os níveis de ansiedade bem como os níveis de hormonais responsáveis pelo stress.

Num desses estudos, a diminuição dos níveis de ansiedade foi comparada entre um grupo de adultos que receberam massagem em cadeira e um outro grupo ao qual foi simplesmente pedido que se sentasse na cadeira de massagem durante 15 minutos.

Este estudo revelou que apenas aqueles que receberam a massagem em cadeira passaram a ter menores níveis de ansiedade bem como um aumento de concentração após a massagem (Field et al, 1996).

Um outro estudo mostrou que a massagem diminuiu a ansiedade, depressão e os níveis hormonais de stress, de crianças que sobreviveram ao furacão Andrew (Field et al, 1996).

Por si, ou como parte de um plano de tratamento, a massagem pode oferecer um grande alívio a pessoas que sofram de ansiedade.

No entanto, caso tenha sintomas intensos ou muito prolongados de ansiedade, não se esqueça de consultar o seu médico antes de iniciar qualquer tratamento.

fonte: http://massagetherapy.suite101.com/article.cfm/anxiety_and_massage_therapy

http://www.mm-massagem.com/estudossobremassagem.html

Nenhum comentário: