Um pouco sobre mim...

Minha foto

Sou alguém que se encanta pela vida no dia a dia, descobrindo sempre novas formas de agir, se melhorando e tentando melhorar o seu redor. Acreditando que a Luz está dentro de cada um e que ela deve iluminar sempre a caminhada. Tenho como intenção: fazer amigos, aperfeiçoar a vida, dedicar-me às boas obras, promover a verdade e reconhecer nos semelhantes meus irmãos de caminhada. Descobrindo sempre mais e mais de vários mundos: Mundos terapêuticos, ideais, sustentáveis, mágicos, de Paz...

29 de mar de 2012

Dica saudável!!

Um grande erro cometido pela maioria das pessoas ao se alimentar é o hábito de tomar líquidos, principalmente gelados, durante ou logo após as refeições.


Observe o que acontece quando se comete esse erro:

A princípio ocorre uma reação chamada choque térmico, que é o esfriamento do organismo de forma brusca.

Nesse caso, será necessária muito mais energia para reaquecê-lo.

Isso faz com que os órgãos passem por um processo de "febre gastrintestinal".

Esse calor febril chega ao coração, acelera seu ritmo e, assim, aumenta a freqüência da onda sangüínea para os pulmões.

Dessa forma congestionam-se progressivamente seus tecidos, assim, o espaço destinado ao ar se estreita e, como decorrência, diminui a capacidade de trabalho dos órgãos respiratórios.

A pele, que funciona como um segundo pulmão e rim, também fica incapacitada de desempenhar suas funções por falta de uma irrigação sangüínea na superfície do corpo, devido à congestão das vísceras febris.

Outra conseqüência causada pela ingestão de líquidos durante e logo após as refeições é que o bolo alimentar se torna macio demais, o que dificulta seu trajeto e pode provocar prisão de ventre, que resulta em mais toxinas para o organismo.

As frutas também devem ser evitadas, pois causam os mesmos transtornos que os líquidos.


O ideal é ingerir frutas ou líquidos no máximo quinze minutos antes e no mínimo duas horas depois de cada refeição.

Observando estas regras simples, tomando refeições nas horas certas, dormindo o número de horas exigido por seu corpo, fazendo exercícios regularmente, evitando bebidas alcoólicas e fumo e trabalhando não mais do que manda o bom senso, as chances de você ter boa saúde serão enormes.

Na eventualidade de um desequilíbrio, porém, o tratamento com certeza será bem mais simples e rápido.


Texto de: Wagner P. Fonseca

Nenhum comentário: