Um pouco sobre mim...

Minha foto

Sou alguém que se encanta pela vida no dia a dia, descobrindo sempre novas formas de agir, se melhorando e tentando melhorar o seu redor. Acreditando que a Luz está dentro de cada um e que ela deve iluminar sempre a caminhada. Tenho como intenção: fazer amigos, aperfeiçoar a vida, dedicar-me às boas obras, promover a verdade e reconhecer nos semelhantes meus irmãos de caminhada. Descobrindo sempre mais e mais de vários mundos: Mundos terapêuticos, ideais, sustentáveis, mágicos, de Paz...

21 de jun de 2012

Automassagem: energia vital fluindo livremente por todo o seu corpo físico!


Você sabia que as tensões musculares interrompem o fluxo de Ki – energia vital – no corpo, podendo gerar todo tipo de dores, além de prejudicar o livre fluxo de sangue e o perfeito funcionamento do metabolismo?
A consequência das tensões acumuladas no corpo é uma sensação de cansaço, metabolismo lento e posterior envelhecimento precoce das células.
Massagear o próprio corpo é uma ótima saída para manter a energia e o sangue circulando livremente, acabar com dores musculares e articulares, aliviar a tensão física e emocional.
Apenas alguns minutos diários dedicados a automassagem pode fazer uma enorme diferença no seu bem-estar, na qualidade do seu sono e ainda prevenir o stress.
Boa sorte!

Texto copiado de Tania Resende

Automassagem: um presente de você para você mesmo!

Pressionar a cabeça
Coloque a base da mão direita em sua cabeça, no ponto médio entre as orelhas. Aplique pressão moderada e pressione a região lentamente com 10 movimentos circulares no sentido horário, e depois 10 no sentido anti-horário.
Benefícios: ativa a memória e previne a pressão alta.

Pressionar as têmporas
Posicione os polegares em suas têmporas, na distância da largura de um polegar em relação ao canto dos olhos e ao nível da extremidade superior da orelha. Posicione ambos os pontos lentamente, em sentido horário. Repita 30 vezes.
Benefícios: previne dores de cabeça, insônia e problemas oculares.

Massagear a cabeça
Curve seus dedos naturalmente. Com a ponta dos dedos, aplique pressão moderada e penteie sua cabeça desde a linha frontal do cabelo até o pescoço. Repita 20 vezes.
Benefícios: ativa a memória e previne a neurose.

Deslizar sobre as sobrancelhas
Coloque a ponta dos dedos médios nas extremidades internas das sobrancelhas. Com leve pressão, deslize os ao longo das sobrancelhas em direção às suas extremidades externas.
Repita 10 vezes.
Benefícios: relaxa os olhos e previne doenças oculares e dores de cabeça.
Girar os olhos
Feche os olhos e lentamente gire os globos oculares em sentido horário três vezes e depois anti-horário mais três vezes.
Repita três vezes, abra os olhos e olhe para frente para finalizar a sequência. Repita a série três vezes.
Benefícios: relaxa os olhos e os mantém em boas condições.

Alisar o rosto
Friccione as mãos até aquecê-las. Coloque a palma da mãos nas laterais do nariz. Deslize as por sobre bochechas em direção às orelhas com um movimento homogêneo, alisando o rosto. Massageie seu rosto dessa forma 10 vezes.
Benefícios: aumenta a circulação no rosto, melhora a elasticidade da pele e previne rugas.

Alongar o nariz
Coloque os dedos indicadores em cada lado cavalete do nariz. Puxe para baixo as laterais do nariz em direção às narinas. Aplique pressão numa velocidade moderada e repita o movimento 20 vezes.
Benefícios: previne problemas respiratórios.

Pinçar as orelhas
Retire seus brincos antes de iniciar esta massagem. Com os polegares e indicadores, pince suas orelhas com pressão moderada. Comece na ponta das orelhas e trabalhe em direção aos lóbulos. Repita 10 vezes.
Benefícios: mantém o corpo em boa saúde e previne a pressão alta.

Pressionar as orelhas
Coloque a palma das mãos sobre as orelhas com os dedos apontados para a parte posterior da cabeça. Pressione firmemente as mãos e remova as rapidamente. Ao removê-las, talvez você ouça um som como o toque de um tambor. Repita 10 vezes.
Benefícios: melhora sua audição e previne doenças do ouvido e o zumbido.

Friccionar o pescoço e os ombros
Coloque as palmas de sua mão na nuca, nos dois lados da cabeça. Com as palmas, friccione para frente e para trás, por 30 vezes. A ação de friccionar pode aquecer seu pescoço.
Realize amassamentos nos ombros
Benefícios: previne resfriados, alivia tensões musculares.

Amassar o esterno
Coloque a base da sua mão direita sobre o esterno, no ponto médio entre os mamilos. Aplique pressão moderada e amasse a área com 40 círculos horários e anti-horários alternadamente.
Benefícios: energiza o coração, o fígado e o baço.
Obs.: esta manobra não deve ser feita em caso de gravidez.

Circular ao redor do umbigo
Antes de iniciar, esfregue as mãos de forma relaxada para aquecê-las. Coloque a palma direita sobre o abdômen e esfregue fazendo um círculo no sentido horário ao redor do umbigo. Repita 20 vezes, aplicando um pouco mais de pressão cada vez.
Benefícios: restabelece a energia vital que circula no sangue, melhorar a digestão.
Obs.: esta manobra não deve ser feita em caso de gravidez.

Amassar o abdômen inferior
Amasse o ponto localizado à 7 cm abaixo do umbigo na linha média do ventre, com o polegar direito, aplicando um pouco mais de pressão. Repita de 50 a 100 vezes, alternando entre amassamento sentido horário e anti-horário.
Benefícios: eleva a energia geral do corpo, auxilia a combater a fraqueza após uma doença, facilita a digestão e previne problemas menstruais em mulheres.

Friccionar a região lombar
Esfregue as mãos, Quando estiverem aquecidas, coloque as em sua região lombar distanciadas 4 cm de cada lado da coluna ao nível do umbigo. Esfregue a região de 50 a 100 vezes para cima e para baixo com razoável vigor.
Benefícios: mantém o funcionamento saudável dos rins e gera mais energia ao corpo, previne insônia, dores lombares e doenças do sistema urogenital.

Friccionar a região lombar inferior
Aqueça suas mãos esfregando-as uma na outra. Depois coloque as a 10 cm da coluna bilateralmente ao nível da Quarta vértebra lombar. Friccione a região com vigor para cima e para baixo com a palma das mãos. Repita de 50 a 100 vezes.
Benefícios: alivia dores lombares e previne doença renal, insônia e doenças do sistema urogenital.

Friccione as mãos
Junte as mãos com as pontas dos dedos para cima. Mantendo os ombros relaxado, friccione as mãos rapidamente 30 vezes.
Benefícios: promove a flexibilidade dos dedos e beneficia o cérebro e o coração.

Friccionar os braços
Estenda esquerdo à sua frente, com a palma da mão voltada para cima. Com a mão direita, esfregue seu braço esquerdo desde o punho até logo acima do ombro com um único movimento suave para cima.
Vire o braço de modo que a palma da mão fique voltada para baixo. Friccione o braço na direção descendente para completar uma sequência. Repita 20 vezes no braço esquerdo e 20 vezes no braço direito.
Benefícios: auxilia a boa circulação de sangue nos braços, alivia dor nos braços e previne distúrbios digestivos.

Friccionar as pernas
Sente se no chão com as pernas estendidas à sua frente. Segure sua coxa esquerda com as duas mãos e deslize as ao longo da perna em direção ao tornozelo com alguma pressão.
Deslize agora para cima para completar uma sequência. Repita. Massageie a perna direita 20 vezes da forma.
Benefícios: relaxa os músculos da perna, auxilia a boa circulação de sangue nas pernas, fortalece e melhora a mobilidade.

Amassar os joelhos
Sente se no chão com as pernas estendidas à sua frente. Encontre as duas covinhas de cada joelho logo abaixo da rótula. Amasse os em ambos os joelhos com movimentos firmes e circulares. Repita 30 vezes.
Benefícios: melhora a mobilidade das pernas e previne a artrite.

Friccionar a sola do pé
Sente se no chão com a perna esquerda dobrada à sua frente. Esfregue as mãos até aquecê las. Depois coloque a palma da mão direita na sola do pé esquerdo. Friccione para cima e para baixo sobre a área 30 vezes. Repita a massagem na sola do pé direito.
Realize agora pequenos amassamentos nos pés.
Benefícios: melhora a circulação e previne pressão alta, anemia e insônia, mantém ativo o cérebro e auxilia na saúde dos olhos.

Nenhum comentário: