Um pouco sobre mim...

Minha foto

Sou alguém que se encanta pela vida no dia a dia, descobrindo sempre novas formas de agir, se melhorando e tentando melhorar o seu redor. Acreditando que a Luz está dentro de cada um e que ela deve iluminar sempre a caminhada. Tenho como intenção: fazer amigos, aperfeiçoar a vida, dedicar-me às boas obras, promover a verdade e reconhecer nos semelhantes meus irmãos de caminhada. Descobrindo sempre mais e mais de vários mundos: Mundos terapêuticos, ideais, sustentáveis, mágicos, de Paz...

21 de mai de 2010

DIA INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE BIOLÓGICA (IDB)

O dia 22 de maio é um dia importante para toda a vida na Terra, pois é a data em que se comemora o Dia Internacional da Diversidade Biológica ou IDB.
Todos os anos, pessoas do mundo inteiro celebram a biodiversidade e a finalidade principal do dia é a conscientização e a compreensão de questões relacionadas à biodiversidade.
O tema de 2010 do Dia Internacional da Diversidade Biológica é biodiversidade, desenvolvimento e redução da pobreza.
Desenvolvimento significa que todas as pessoas devem ter a oportunidade de viver bem, sem fome, miséria, perigos, doenças e analfabetismo.
Desenvolvimento deve ser sustentável, de forma que as futuras gerações também possam viver bem.
A biodiversidade é chave na redução da pobreza porque ela fornece às pessoas bens e serviços ecossistêmicos básicos.
Ela fornece bens tais como comida, fibras e medicamentos e serviços tais como purificação do ar e da água, regulagem do clima, controle de erosões e ciclagem de nutrientes.
A biodiversidade também tem um papel econômico importante que impulsiona o desenvolvimento, incluindo a agricultura, a silvicultura, piscicultura e turismo.
Mais de 3 bilhões de pessoas tiram seu sustento da biodiversidade costeira e marinha, e 1,6 bilhão de pessoas tira seu sustento de florestas e produtos florestais que não sejam madeira (por exemplo, as frutas das árvores e os animais vivendo na floresta).
Muitas pessoas dependem diretamente da disponibilidade de terras aráveis, água, plantas e animais para sustentar suas famílias.
Este ano, quando estiver planejando a sua celebração da  Onda Verde, pense a respeito das questões da pobreza do desenvolvimento na sua comunidade e em seu país.
O tipo de espécie que você escolher para plantar, por exemplo, pode simbolizar uma meta de desenvolvimento (lembre-se de escolher uma espécie nativa da sua região).

Por exemplo:
  • Para boa saúde – plante uma espécie com valor medicinal.
  • Para erradicação da fome – plante uma espécie que produza frutos, sementes ou outros alimentos.
  • Para minimizar a mortalidade infantil – plante uma espécie que purifique a água.
Lembre-se que as pessoas participantes da sua celebração da Onda Verde (e as pessoas lendo a respeito dela na Internet) querem aprender sobre as ligações entre biodiversidade e redução da pobreza.
É uma ótima oportunidade de ensinar aos outros!

Nenhum comentário: