5 de abr. de 2010

*** ESCALDA PÉS ***


Este Blog
Link daqui
A web

Escalda pés, uma receita antiga, simples e eficaz para aliviar o stress do dia-a-dia  e descansar as pernas.

A experiência dos antigos muitas vezes é dada como ultrapassada em sem fundamentos, mas, se repararmos bem, são eles que muitas vezes são mais saudáveis do que os mais jovens.

A maioria de nós esquece de cuidados básicos e simples, que podem ajudar a revigorar o corpo e permitir o relaxamento necessário para recompor as energias.

Poucas pessoas lembram, por exemplo, que os pés são a base de sustentação do corpo e que, tratando-os de maneira correta, é possível obter sensação de 
bem- estar e benefícios para todo o organismo.

Na correria da vida atual, o desgaste provocado pelo uso de saltos altos ou por sapatos desconfortáveis, por muitas horas em pé ou trabalhando sentados em frente a um computador, sem movimentar as pernas, é natural ao final do dia sentirmos um enorme cansaço nas pernas e nos pés.



Algo simples e sem mistérios - o escalda pés, uma receita da época de nossas avós, é ideal para combater a sensação de pés cansados e sofridos após um dia inteiro de trabalho.
Desde os tempos mais remotos, já a 4.000 a.C., o escalda-pés era utilizado pelos antigos para descansar e aliviar os pés depois de longas caminhadas e recuperar a saúde.

O escalda-pés é uma alternativa muito utilizada pelos mais velhos para combater a gripe, mas não é só o benefício da cura que ela traz. 
Mergulhar os pés em uma tina com água quente e com sais aromáticos além de muito relaxante, também ajuda no tratamento contra a depressão e problemas relacionados a circulação, restabelece o equilíbrio físico e emocional, relaxa, alivia a pressão dos pés, descansa as pernas, reduz calos, alivia o stress do dia-a-dia. 
Mas ela vai além, de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), nos pés estão cerca de 70 mil terminações ou pontos nervosos que estão associados aos diversos órgãos do corpo humano.
A pressão e o aquecimento desses pontos causam um reflexo imediato na parte física, e  também no equilíbrio energético de todo o corpo. 
Na MTC, um dos conceitos básicos de saúde é: cabeça fria e pés quentes... e é aí que esse ritual atua. 
Ele ajuda a desbloquear o excesso de energia estagnada na cabeça, pescoço e ombros, e assim libera as toxinas, relaxa e diminui o stress, por isso, é muito indicado nas dores de cabeça em geral, incluindo as preocupações, além de garantir um ótimo sono!
  
Só o fato de deixar seus pé descansando por 15 minutos numa bacia de água quente, já vai lhe dar um grande alívio nos pés, imagine então acrescentar na água quente sal grosso para desintoxicação.  

Melhor ainda se incluir sais de banho, ervas, óleos vegetais ou essenciais.

Pode-se, ainda, diluir arnica para reduzir o inchaço.

 
Mas, se você quer proporcionar um tratamento “vip” aos seus pés, então coloque no fundo do recipiente onde será realizado o escalda-pés,algumas bolinhas de gude. Depois  role os pés sobre elas, que iram lhe proporcionar uma boa massagem na planta dos pés, basta pressioná-los sobre estes pequenos objetos.

São coisas simples que você pode fazer por você mesmo, pelo menos uma vez por semana, ao chegar em casa...


Mas atenção, o escalda pés tem algumas contra indicações:  

- Não pode ser feito em pessoas portadoras de Diabetes (devido a falta de sensibilidade tatil dessas pessoas, é contra-indicado, pois podem se queimar com a água quente e não perceberem...), arteriosclerose ou doença de Buerger (doença que afeta os vasos sanguíneos das mãos, braços, pernas e pés, provocando o seu inchaço (vasculitis) e impedindo a circulação do sangue (isquemia, um problema circulatório).

 Receita Básica de escalda-pés

Mergulhar os pés numa bacia com água quente (entre 38°C e 46°C), até a altura dos tornozelos por, pelo menos, 15 min; e se quiser acrescente na água:

Sal - duas colheres de sopa de sal na água quente proporcionam sensação de leveza nos pés, pois ajudam a drenar o excesso de líquidos e reduzir o inchaço.
Repetir esse escalda-pés três vezes por semana também combate infecções causadas por fungos.

Óleo essencial - Pingue algumas gotas ( 15 em média para 2 litros de água)  na água da bacia. 
Essências de eucalipto e menta combatem cansaço e livram as pernas da sensação de peso;
Arnica ou óleo de laranja na água são utilizados há séculos para reduzir o inchaço;
lavanda e tea tree ajudam a relaxar. Também curam frieiras, pois são fungicidas, bactericidas e cicatrizantes.

Nossos pés têm uma importância fundamental para nosso corpo e nossas vidas.
Fortes e ao mesmo tempo delicados,
eles estão expostos a um esforço incrível:
estimam-se mais de 20 mil passos por dia
e uma carga diária de 100 toneladas!!!
 Por isso merecem todo nosso cuidado e carinho!

Coloque uma meia logo depois, para não pegar friagem e perder todos os benefícios alcançados...

Receita de banho contra chulé para os pés muitas pessoas, tem o famoso chulé, mas tem vergonha de adimitir:

Eis abaixo uma formula que pode ajudar a acabar com esse contrangimento.

Material
2 colheres (sopa) de folha de hortelã
2 colheres (chá) de pedra hume (pó)
1 litro de água filtrada
1 copo de vinagre

Modo de Fazer
Ferver a hortelã em água filtrada. 
Retirar do fogo e adicionar o vinagre e a pedra hume. 
Mexa bem. 
Acondicionar em uma bacia. 
Colocar os pés de molho e deixar agir por 15 minutos. 
Enxaguar bem os pés e secar com uma toalha. 
Aplicar o talco para os pés.

http://www.receitando.net



Depois do escalda-pés, uma hidratação profunda também vai bem. 
Passe um creme específico para a área (menos entre os dedos) e coloque uma meia de algodão por meia hora. 
O resultado é um pé macio e cheiroso. 

revistacrescer.globo.com


escalda-pés balinês
Ingredientes:
  • uma bacia grande
  • água morna
  • essências florais de sua preferência
  • sais de banho variados
  • flores
Coloque a água morna na bacia com todo o material e deixe os pés descansarem por 15 minutos. 
Pra completar o tratamento, enxagüe e enxugue os pés.

movimentonatura.wordpress.com 

2 comentários:

Edna Felisberto de Assis disse...

Amo essa idéia de fazer o escalda pés, com certeza é maravilhoso para que esta fazendo o escalda pés, e para quem esta recebendo .Acho que é uma troca de carinho e energia positiva com a pessoa, sendo cliente ou não... É ums dos mimos que tentei levar para o salão de beleza, aonde eu trabalhava, mais não foi aceito pela patroa.MAIS AS CLIENTES ADORARAM A NOVIDADE eu poderia ver a reaçaõ de contentamento e relaxamento, delas muitas ficavam tão agradecidas que pagavam a mais... isso faz adiferença um escalda pés bem feito... sem correria do dia a dia ,tráz muito prazer, eleva auto estima, em especial pessoas de mais idade, pessoas com problema de saúde como Depresão Angustias Cansaços Stres Artoze, todo tipo de doenças das pernas, coluna, etc.Mais isso leva um tempo e muito amor paciencia é o que falta nas pessoas que visam somente lucro tentando de varias formas para economizar material transformam seções de pedicure e um escalda pés de grande risco pára a saúde, nem o protetor das bacias são trocados... é passado de uma cliente para outra, sem contar as LIXAS em geral, e um vai e vem de micoses, so quem trabaha e que sabe tem cada salão de beleza sem nenhuma qualidade de trabalho Assim ou você dança comforme a musica ou pede pra sair, e se não aprova essa ideía de ecônomia de material e tempo, é taxada de chata, que quer somente aparecer .As bolinhas para massagem ...arrancavam risadas das colegas de trabalho ,era motivo de chacota, na hora de atender as minhas clientes .Então eu desisti de trabalhar neste tipo de ambiente... prefiro não participar dessa falta de conciência... falta de HIGIENE mesmo... é muito bom e importante levar esse tema... a saúde dos pés . ESCALDA PÉS As pessoas tem que ter a conciencia do que é saúde e póder escolher o que é melhor para elas SOMENTE ESTAR COM AS UNHAS BEM PINTADAS NÃO É SINAL DE BELEZA NEM MESMO DE SAÚDE
Parabéns, belo trabalho.

Thaynan disse...

Amei as dicas sempre fiz escalda pés somente com sal grosso e água quente, gostei de saber sobre as propriedades das ervas.