Um pouco sobre mim...

Minha foto

Sou alguém que se encanta pela vida no dia a dia, descobrindo sempre novas formas de agir, se melhorando e tentando melhorar o seu redor. Acreditando que a Luz está dentro de cada um e que ela deve iluminar sempre a caminhada. Tenho como intenção: fazer amigos, aperfeiçoar a vida, dedicar-me às boas obras, promover a verdade e reconhecer nos semelhantes meus irmãos de caminhada. Descobrindo sempre mais e mais de vários mundos: Mundos terapêuticos, ideais, sustentáveis, mágicos, de Paz...

7 de abr de 2010

Como funciona a acupuntura

por Stephanie Watson - traduzido por HowStuffWorks Brasil


Pontos e agulhas de Acupuntura

A acupuntura, assim como qualquer outro tipo de tratamento, começa com uma consulta.
O acupunturista irá lhe perguntar sobre seu histórico médico e quaisquer problemas que tiver naquele momento.
Depois, ele irá lhe examinar e identificar o órgão relacionado ao seu problema.
A seguir, ocorre o mapeamento dos pontos de pressão no meridiano apropriado, de acordo com o seu problema.
Há doze meridianos principais que passam pelo corpo.
Cada meridiano contém vários pontos de pressão.
Para representar cada meridiano, são usadas as iniciais do meridiano e para identificação do ponto energético, é associado um número.
Assim os meridianos são representados como: Bexiga (B), Vesícula Biliar (VB), Coração (C), Rim (R), Fígado (F), Pulmão (P), Intestino grosso (IG), Pericárdio (PC), Intestino delgado (ID), Baço-Pâncreas (BP), Estômago (E) e Triplo Aquecedor (TA).
E os pontos são por exemplo, F14 ou VB1.

As agulhas podem ser colocadas na área do problema ou em pontos distantes, em outras partes do corpo.
Por exemplo, dores lombares são tratadas através do estímulo do ponto B54, no meridiano da bexiga.
Normalmente, os pontos em diferentes áreas do corpo (frente ou costas, lado direito ou esquerdo, ou acima e abaixo da cintura) são tratados simultaneamente para aumentar a eficácia do tratamento.

O que esperar durante a sessão de acupuntura

Quando o acupunturista estiver pronto para começar seu tratamento, ele (ou ela) irá limpar os pontos desejados do seu corpo com álcool ou outro desinfetante, e então inserir de três a 10 agulhas (descartáveis e de uso único) na sua pele.
A profundidade com que as agulhas é de menos de 6 mm

As agulhas têm a espessura de um fio de cabelo e são feitas de aço inoxidável sólido.

Pode ser que você sinta uma leve dor no momento em que as agulhas forem inseridas, mas após terem entrado, o desconforto deve passar.

Algumas pessoas dizem que se sentem relaxadas durante a sessão de Acupuntura.
As agulhas permanecerão no seu corpo de 5 a 30 minutos.
Enquanto as agulhas permanecem na sua pele, o acupunturista pode, ou não, girar, aquecer ou aplicar estímulos elétricos nelas.
A maior parte das pessoas passa por sessões semanais de acupuntura durante 10 semanas, embora o número de sessões possa variar, dependendo do problema que está sendo tratado.
No início, pode ser que você deva realizar visitas mais freqüentes ao acupunturista, e à medida que os seus sintomas melhoram, as visitas se tornam menos freqüentes.

Nenhum comentário: