24 de jul. de 2009

Shiatsu - Massagem Oriental Terapêutica

A primeira massagem, realizada pelo homem, aconteceu quando este, instintivamente, esfregou sua pele para aliviar a dor de um traumatismo qualquer.
As técnicas de massagem têm origem em um tempo muito remoto, quando os instintos humanos eram mais aguçados e os recursos de tratamento pouco desenvolvidos.
Segundo antigas tradições indianas, a aplicação de toques através das mãos teria sido usada na Lemuria.
Quando sobreveio o desaparecimento deste continente, parte desse conhecimento foi transferida pelos sobreviventes para a Atlântida e com o cataclisma que submergiu também este continente, os sobreviventes se espalharam pela América (EUA, México, Colômbia, Peru, etc.), Ásia (China, Índia, Tibet, Paquistão), Ásia Menor e Oceania.

Consegue-se estabelecer a existência da Medicina Oriental na época pré-histórica de um Imperador "Ching-Nong", que teria vivido por volta de 3.200 a.C.
Este Imperador, intuiu algo de comum entre todos os fenômenos; foi o primeiro a desenvolver os conceitos Yin / Yang e sua dinâmica de polaridade oposta e complementar.

Na China, a milhares de anos, os sábios desenvolviam suas pesquisas através de observações e experimentações que incluíam os movimentos e ciclos da Natureza, e suas atuações junto ao homem.
Esses sábios, devido ao grande tempo que despendiam nas pesquisas, não podiam desenvolver trabalhos comuns aos homens de sua época, e por essa razão, os nobres “patrocinavam” estes sábios e usufruíam seus conhecimentos para se tratarem.
Estas formas de tratamento abrangiam tanto homens como mulheres.
Ao longo dos tempos, esses conhecimentos foram saindo do âmbito dos mosteiros pela transmissão boca-a-boca, de mestre para discípulo, de pai para filho, resultando num uso geral da população, em benefício da saúde, independente de religião, raça ou "status" social; foi assim que essas técnicas de cura se popularizaram.
Estes conhecimentos foram utilizados pelos Lamas, Monges, Yoguis, Kahunas, Sufis, Pajés e Xamãs, que aplicavam suas técnicas para quem precisasse.
Essa é a origem dos diversos métodos de cura como: a Acupuntura, o Do-in, o Jurei, o Umitama, a Energização polarizada ou Reiki, o Shiatsu, o passe energético, etc.
Visando ao bem-estar da população em geral essas técnicas permaneceram vivas e atuantes.
Os gregos e os romanos foram, sem dúvida, grandes conhecedores e praticantes da massagem, e a indicavam nos esportes e aos tratamentos das dores.

Durante a Idade Média, as técnicas de massagem e o próprio contato físico fraterno desapareceram, proibidos pelas religiões..., para só reaparecerem no século XIX:

- "Tocar e ser tocado, eis a grande questão!...”
- "Quanto medo de tocar alguém, quanta resistência em ser tocado por alguém!..."

Desse modo, a massagem esteve esquecida e obscura, tendo sido praticada somente por curiosos e leigos. não merecia atenção dos médicos que nela não reconheciam valor terapêutico.
Por essa razão que, no estudo criterioso dessas técnicas, de seus efeitos reconhecidos, regras de aplicação, temos que nos valer dos ensinamentos orientais.
Foi o Dr Henry Pahr Ling, no final do século XIX que re-introduziu a massagem como recurso terapêutico nos meios médicos de todo o mundo.
Atualmente o reconhecimento de que a massagem possui grandes virtudes terapêuticas possibilitou a ampliação de seu ensino e criou novos departamentos em todos os hospitais modernos.

Histórico do Shiatsu

Foi devido à necessidade de alguns deficientes visuais japoneses, que viajaram à China em busca de técnicas de massagem para aliviar a dor de feridos em batalha, que nos primeiros séculos da era cristã nascia no Japão o Shiatsu, criado com a missão de curar e recuperar.
Fundamentado nos princípios da Fonte Única de Energia (Ki), na polaridade energética (yin e yang), na prática da massagem an-ma (difundida na China e mais usada para a manutenção da saúde), a técnica do Shiatsu firmou-se no Japão e de lá atravessou os oceanos para ser estudada na Europa e Américas.
Com o passar dos séculos, as técnicas foram se aprimorando até que a massagem chegou aos dias de hoje como uma poderosa terapia em um grande número de enfermidades físicas e até emocionais.
Os imigrantes orientais quando chegaram no Brasil, no inicio do século XX, já começaram a trazer as massagens até o público brasileiro, mas a princípio sem ensinar as técnicas fora das colônias. Foram os precursores brasileiros, que estudaram fora do país, os responsáveis pela difusão dessa forma de terapia nos grandes centros urbanos e os tornaram acessíveis ao restante do povo.

Nenhum comentário: