24 de jul. de 2009

Selênio é um dos oligoelementos mais necessários na sua dieta.

A pesquisa revela um grande número de propriedades que vão desde a prevenção do câncer de próstata até melhorar os estados de depressão, ansiedade e fadiga crônica
Este mineral irá mantê-lo com energia ao longo do dia e, sua carência explica o seu cansaço, sua fadiga crônica, ou a sua falta de persistência para alcançar um objetivo, tudo devido a falta deste mineral em sua nutrição.
Juntamente com a vitamina C é um poderoso antioxidante que ajuda a retardar o processo de oxidação celular e, portanto, o seu uso retarda o processo de envelhecimento das células do seu corpo

Dado o seu potencial para neutralizar a ação dos radicais livres e, conseqüentemente, para evitar a queda do sistema imunológico, o selênio é recomendado para bloquear as oxidações celulares.

Devido à sua capacidade de lutar contra radicais livres, de reforçar o sistema imunológico, pode ser um aliado fundamental para evitar certos tipos de câncer. 

Pois a deficiência deste mineral está também associada com cancer do cólon, câncer do fígado, câncer do pulmão além do de próstata. Desempenha um papel na prevenção do câncer da bexiga, de acordo com pesquisas recentes realizada na Bélgica.
A deficiência deste mineral aparece também em pessoas que têm, entre suas doenças, artrite.
Recomenda-se o selênio a fim de preveni-la e também, uma vez constatada, para reprimir os seus efeitos: inflamação e dor.

De uma outra perspectiva nutricional, este oligoelemento também tem entre as suas propriedades a característica de evitar a elevação dos níveis de "mau" colesterol (LDL) no sangue.
Por isso tem um valor preventivo IMPORTANTE para que o sistema cardiovascular funcione corretamente.
Quem precisa mais deste mineral: homem ou mulher?
Os homens estão em maior risco de ter os níveis deste mineral mais baixos do que as mulheres.
Portanto, se você é um homem, você precisa dar mais atenção a este elemento.
A razão disto é porque mais da metade da quantidade de selênio que o homem possui, está nos testículos, nos ductos seminais. Sendo assim, o homem perde selênio através do esperma em cada ejaculação. (Este mineral ajuda a boa formação do esperma).
O bom funcionamento da glândula tiróide está também associado com quantidades adequadas deste mineral na sua dieta.
Este mineral possui uma relação inversa com os estados de fadiga, depressão e ansiedade.  
O indivíduo com falta deste mineral , ou com uma quantidade insuficiente em sua dieta, é mais susceptível apresentar essas doenças.
É eficaz na eliminação de substâncias tóxicas que contenham metais como mercúrio, chumbo, cádmio, presentes em nosso corpo devido a pesticidas encontrados nos alimentos que consumimos. 
O Selênio é um eficaz desintoxicante.

As percentagens mais elevadas de selênio em alimentos estão: nas vísceras dos animais, alho, peixes e frutos secos. O Coco têm um alto teor de selênio.
Outra forma de conseguir a quantidade necessária deste mineral será através de um suplemento nutricional. (indico a Oligoterapia via derme). 
Pesquisa realizada pela internet em sites espanhóis e italianos
Pesquisadores da Nova Zelândia realizaram um estudo com nossas castanhas do Brasil (conhecidas também como castanhas do Pará) e comprovaram que as mesmas são eficientes para melhorar os níveis de selênio no sangue.
O aumento médio nos 59 participantes , que consumiram apenas 2 castanhas ao dia por 12 semanas foi de 64,2%.
O aumento observado na concentração da enzima antioxidante contendo selênio - glutationa peroxidase - variou de 13 a 61% conferindo maior proteção do organismo contra os radicais livres.
Os pesquisadores finalizam a pesquisa indicando o consumo de castanhas do Brasil diariamente.

O artigo foi publicado na edição de fevereiro/2008 do American Journal of Clinical Nutrition.



Faça uma Análise de suas carências minerais e revigore-se!!!
Essa análise pode ser presencial, por e-mail ou via Skype


Nenhum comentário: