24 de jul. de 2009

Massagem + Reiki em gestantes

Massagem, a arte de trabalhar o corpo terapeuticamente, tem sido praticada desde tempos imemoriais, entre os povos antigos e mais primitivos.
Durante uma gravidez a estrutura biofísica da mulher é continuamente alterada: o enorme fluxo de hormônios, ganho de peso, alteração da forma corporal, aumento do volume de sangue, deslocamento do centro de gravidade, entre outras.
Essas mudanças causam dores localizadas, dores nas costas, inchaços, stress, a ansiedade, contribuindo para que várias grávidas sintam-se, incontestavelmente, desconfortáveis, emocional e fisicamente!
A massagem trata de “afrouxar” as tensões normais desse período trazendo uma melhor qualidade de vida e disposição.
O Espaço d’ Luz e Paz proporciona essa experiência a todas as grávidas que já tenham atingido o segundo trimestre da gestação.
“Muitas pacientes que realizam esta terapia durante a gravidez relatam ter uma gestação mais tranqüila, quando comparada a anteriores, e um parto mais seguro e calmo, pois preparam o corpo e a mente para essas horas tão delicadas”
Uma sessão de massagem pode ser um excelente recurso não somente para aliviar o stress corporal, mas também auxiliá-la um lidar com o emocional, repleto de medos e preocupações.
Como um presente a ambos (mamãe e bebê), a massagem é finalizada com uma harmonização energética com Reiki, trazendo assim um benefício adicional à terapia.

Explicando um pouquinho sobre como a massagem atua:

Como é possível que um simples deslizamento na pele possa ter uma pretensão de energizar e ser um dos modos mais efetivos de influenciar estruturas e funções do corpo e da mente?
A pele é o maior órgão sensorial do corpo humano, tendo a sua origem embrionária da mesma célula que originou o sistema nervoso, o ectoderma.
Ashley Montague escreve:
“Na superfície da pele existem um número elevadíssimo de receptores recebendo estímulos de calor, frio, toque, pressão e dor.
Num certo sentido, o sistema nervoso é parte da pele, ou a pele é a extrernidade do sistema nervoso, comprindo a funçcão de transmitir conhecimentos sobre o ambiente para o organismo.
Na evolução dos sentidos, o sistema tátil foi o primeiro sistema a entrar em funcionamento em todas as espécies.
O sentido mais associado com a pele, a sensação de toque, é o que mais rapidamente a se desenvolve no embrião humano.
É principalmente através de toque que a criança começa e explorar e que o mundo ao redor começa a fazer sentido.
Assim, desde cedo percebemos que tocar significa fazer contato, entrar em relação com o que está fora do nosso próprio limite corporal.
Por essa razão o toque é de importância vital para os seres humanos, pois dá tranquilidade, hospitalidade, alegria e vitalidade.
O toque nos diz que não estamos sós.
O toque amoroso de nossos pais é essencial para o nosso crescimento. (Daí a necessidade de tocarmos os bebês)
O carinho eo contato físico amoroso que recebemos na infância nos ajudam a construir uma boa imagem de nós próprios e alimenta a sensação de que somos amados e aceitos. (Veja o artigo sobre Shantala)
Psicólogos têm demonstrado que a nossa percepção do quanto somos tocados visa saber como valorizamos a nós mesmos, nossa auto-estima.
Indivíduos doentes onde foi negado o contato físico, relatam sentimentosde solidão.

Com o aumento fisiológico e stress emocional da gravidez, uma terapia com massagens habituais pode ter vantagens significativas:

1. Serve para aumentar a circulação da pele, aumentando o fluxo sanguíneo para as veias e capilares superficiais, promovendo uma melhor nutrição celular (à gestante e ao bebê) e melhora no processo de eliminação.
2. Aumenta a produção de glóbulos brancos e vermelhos, especialmente útil nos casos de anemia. 3. O esforço do coração é diminuído devido à melhora da circulação.
4. Estimula a atividade das glândulas da pele proporcionando uma pele mais nutrida e radiante.
5. Influencia os vasos sanguíneos e linfáticos, por ação mecânica direta, assegurando a boa circulação do sangue, na área a ser massageada.
6. Purificadoção, empurrando junto aos gânglios linfáticos, os resíduos tóxicos e detritos do sangue.
7. Relaxa os espasmos musculares, melhora a elasticidade e tônus muscular, e ajuda a prevenir atrofia resultante de inatividade.
8. Melhora a circulação e nutrição celular, reduzindo o risco de fibrose e prevenindo a formação de aderências.
9. Melhora a circulação e nutrição das articulações.

Alguns dos efeitos psicológicos da massagem são:
1. Ajuda a aliviar tensão muscular e consequentemente a tensão mental.
2. A massagem profunda dos tecidos ajuda a liberar fáscia (tecido conjuntivo) e os músculos, permitindo que o organismo possa assumir uma postura mais integrada.
3. Ao liberar uma área com tensão crônica, restabelece o fluxo natural e o equilíbrio do organismo.
4. O deslizamento suave e ritmado produz serotonina, pelo sistema nervoso, promovendo profundo relaxamento.
5. Permitindo a integração do terapeuta–cliente, através do toque, cria-se um estado de confiança e receptividade que facilita a percepção mental e emocional da cliente
6. Massagem pode ajudar a integração dos sistemas emocional, mental e espiritual.
7 . O sentimento de renovação da saúde e aa vitalidade experimentado após uma terapia com sessões habituais de massagem melhora a auto-estima e, consequentemente a estima pelos outros.

A massagem é, portanto, particularmente benéfica para gestantes, uma vez que não só promove bem-estar físico, mas também ajuda a preparar as mulheres psicologicamente e espiritualmente para o processo do trabalho de parto e nascimento.
Quando uma mulher sente-se integrada, saudável de corpo e mente, consegue ter uma experiência mais gratificante e positiva em relação ao parto.

Valor da Sessão R$80,00 finalizando com harmonização dos chacras com Reiki!!!

Nenhum comentário: