24 de jul. de 2009

Eficiência da Acupuntura

A acupuntura comprovou sua eficiência, sendo atualmente reconhecida como uma terapia prática e que traz inúmeros benefícios à saúde.
Suas origens remontam à antigüidade, sendo encontrados escritos chineses de mais de 3000 anos, onde eram referidas curas de moléstias crônicas em soldados que haviam sido feridos por flechas.
O fato é que não tardou a desenvolver-se na china um sistema terapêutico baseado na perfuração da pele em pontos específicos.
A medicina chinesa mapeia cerca de 1000 pontos de acupuntura.
Estes pontos estão classificados em 12 grupos principais.
Todos os pontos do mesmo grupo são unidos por um canal de energia, o qual controla um determinado órgão, como o pulmão, coração, rins, fígado e outros.
O número de pontos varia: o canal de energia do Coração tem 9 pontos, já o da Bexiga tem 67 pontos.
O estímulo dos pontos ao longo do canal não afeta somente o órgão conectado a ele, mas também aos órgãos associados através de outros canais que funcionam como ramais.
Trata-se, portanto, de uma rede extremamente complexa.
Manipulá-la corretamente exige muita prática, treinamento e sensibilidade.
Para os antigos mestres chineses as forças vitais do corpo (ki) circulam pelos canais.
Todo e qualquer obstáculo ao seu fluxo resulta em doença.
As agulhas servem para desobstruir o caminho do Ki.
Localizados os pontos necessários ao tratamento, as agulhas são aplicadas por um tempo que varia de poucos segundos a vários minutos.
Alguns acupunturistas giram as pontinhas metálicas com os dedos para aumentar o estímulo no canal de energias, outros apenas deixam as agulhas em seus pontos.
Apesar da aparência, o tratamento é indolor e não provoca dores.
As agulhas são finíssimas e delgadas, penetram apenas alguns milímetros de pele.
Moléstias crônicas requerem uma a duas sessões por semana, já problemas agudos podem exigir visitas mais freqüentes ao acupunturista.
Problemas como: dores de cabeça, distúrbios menstruais, problemas digestivos, reumatismo, abalos nervosos, pressão alta, entre outros têm excelente resposta ao tratamento.
A acupuntura é uma prática com séculos de tradição, sendo que suas bases de conhecimento não dependem do conhecimento médico ocidental.

Nenhum comentário: